Wine-Wayland 7.7 lançado para usar WINE com o protocolo Wayland

E foi lançado o Wine-Wayland 7.7 para usar WINE com o protocolo Wayland. Conheça melhor essa nova tecnologia para apps Windows no Linux.

Wine-Wayland é um conjunto de patches e o controlador winewayland.drv que permite que a camada de compatibilidade do WINE seja usada em ambientes baseados no protocolo gráfico Wayland, sem usar os componentes XWayland e X11 como tinha que ser feito anteriormente.

Wine-wayland permite rodar jogos DX9/DX11/DX12 e Vulkan usando jogos puros Wayland e Wine/DXVK.

Mas por que wine-wayland? Simples! Segundo a página do software, ele serve para quando:

  • Você está cansado de lidar com X11 e não se importa com lançadores
  • Você deseja remover pacotes relacionados ao X11 do seu PC
  • Você quer experimentar jogos potencialmente mais rápidos e suaves na Wayland
  • Você está preocupado com jogos X11 inseguros que podem espionar outros aplicativos rodando no X11
  • Você quer substituir todos os pacotes lib32 por apenas um pacote, e ainda ser capaz de jogar a maioria dos jogos de 32 bits
  • Você quer usar um lançador que não requer GTK, QT ou Electron.

Agora, o Wine-Wayland 7.7 foi lançado.

Novidades do Wine-Wayland 7.7

Wine-Wayland 7.7 lançado para usar WINE com o protocolo Wayland
Wine-Wayland 7.7 lançado para usar WINE com o protocolo Wayland

Sim. O Wine-Wayland 7.7 foi lançado, um novo desenvolvimento com um conjunto de patches e o controlador winewayland.drv que permite que a camada de compatibilidade do WINE seja usada em ambientes baseados no protocolo gráfico Wayland, sem usar os componentes XWayland e X11 como tinha que ser feito anteriormente.

Isso oferece grande capacidade de executar todos os tipos de software nativo do Microsoft Windows e especialmente jogos que usam a API de gráficos Vulkan e Direct3D 9, 11 e 12.

O suporte ao Direct3D vem via DXVK que, como você saberá se nos ler, é aquele que traduz as chamadas da API da Microsoft para o Vulkan.

O kit Wine-Wayland também vem com patches e fsync para aumentar o desempenho de jogos multithread, bem como código para suportar tecnologias como AMD FSR (FidelityFX Super Resolution), para reduzir a perda de qualidade gráfica. gerado quando dimensionado para alta resolução telas.

Por outro lado, esta nova versão está sincronizada com o código base do Wine 7.7, pelo que tem todas as suas funcionalidades e melhorias, bem como atualizações de componentes como DXVK e VKD3D-Proton.

Por outro lado, isso não só traz coisas positivas para os usuários que fazem uso dessa camada de compatibilidade, mas também algumas coisas boas para os desenvolvedores de distribuição.

O Wine-wayland permitirá seu uso em ambientes com Wayland sem a necessidade de outros pacotes intermediários como os citados acima.

Isso significa que haverá maior desempenho e capacidade de resposta removendo as camadas intermediárias.

E não apenas isso, os problemas de segurança inerentes ao X11 são deixados para trás, e todos os novos recursos que foram incluídos no Wayland estarão disponíveis para os ambientes de desktop atuais.

Como instalar ou atualizar o Wine-Wayland

Para instalar a versão mais recente do Wine-Wayland nas principais distribuições Linux, consulte a página do software no GitHub.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.