XubEcol uma distro Xubuntu voltada para uso em escolas

Se você quer levar o Linux para o meio escolar, conheça XubEcol uma distro Xubuntu voltada para uso em escolas. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.

Distribuições do Linux existem muitas, cada uma destinada a um uso particular ou simplesmente para uso geral, como é o caso do mais conhecido dos quais os outros são derivados e cada um é criado para diferentes usos.

XubEcol uma distro Xubuntu voltada para uso em escolas
XubEcol uma distro Xubuntu voltada para uso em escolas

Embora para o campo educacional haja realmente poucas distribuições que tenham esse enfoque, levando em conta o grande número de distros que existem, as que são voltadas para fins educacionais realmente representam muito pouco.

É por isso que esse artigo irá falar sobre uma excelente distribuição do Linux que toma o Xubuntu como base e é de onde os desenvolvedores partem, para oferecer um sistema para as escolas.

A distro chama-se XubEcol. Ela é mais do que um sistema, mas uma solução que pode ser instalada nas escolas rurais, segundo os diretores, para estender a vida útil de computadores cujos sistemas proprietários originais se tornaram obsoletos.

Configuração com impressoras, projetor de vídeo é garantida, assim como treinamento e manutenção do usuário.

Sobre o XubEcol

Como todos sabem, as escolas não têm o mesmo equipamento que as grandes multinacionais, e é por isso que em muitas instituições os equipamentos que eles contam são classificados como obsoletos,

E o problema piorou desde que a Microsoft abandonou o Windows XP em abril de 2014. É financeira e tecnicamente inconcebível atualizar tudo para uma versão mais recente do Windows.

É nesse ponto que o XubEcol entra como uma opção concebida para essa área e para equipamentos datados.

Atualmente a distro XubEcol está em sua versão B1809 que é baseada no Xubuntu 18.04.1 LTS Bionic Beaver, com as atualizações de setembro de 2018. O link é esse.

A imagem ISO que é oferecida para download é gerada com a ferramenta Pinguim Builder.

Um acesso direto ao instalador pode ser encontrado no diretório XubEcol da pasta pessoal (sessão do aluno). Um script permite a construção desta adaptação do Xubuntu.

Além disso, os desenvolvedores desta distribuição Linux oferecem em seu site alguns scripts de personalização nos quais os usuários podem usá-los para personalizar a distribuição de acordo com as necessidades que eles têm com o sistema.

Por que o Xubuntu e por que personalizá-lo?

O Xubuntu é uma pequena distribuição Linux que não precisa de apresentação. Foi demonstrado que agora é possível ter um sistema com poucos recursos, confiável e seguro.

Ele é muito eficiente em termos de recursos e, portanto, permite reviver computadores antigos, e como muitas das distribuições do Linux, o Xubuntu é totalmente personalizável.

Características

Nessa distribuição, os seguintes aplicativos foram eliminados: Abiword, Gnumeric, Pidgim, Gmusicbrowser, Transmission, Xchat, Word, Thunderstorm

E em seu lugar foram adicionados os seguintes: Vlc, Pinta, Chromium, LibreOffice, Gcompris, Tuxpaint, Tuxtype, Audacity.

Como forma de garantir tanto quanto possível a navegação web dos alunos, eles decidiram configurar o navegador Firefox com as seguintes opções na sessão do aluno:

  • Qwant Junior é o mecanismo de pesquisa padrão (o Google foi removido);
  • O AdBlok Plus está configurado. Ele será substituído na próxima versão pelo uBlock Origin, que parece ser muito menos intensivo em recursos;
  • Para as escolas da Academia de Montpellier, a procuração do reitor é estabelecida, mas não é ativada, porque é necessário ter os identificadores da escola.

Baixe e experimente o XubEcol

A imagem ISO do XubEcol já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO do XubEcol está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock