YouTuber hackeou uma Calculadora para acrescentar tela OLED e Wi-fi

Um YouTuber hackeou uma calculadora para acrescentar tela OLED e Wi-fi, para provar que é possível trapacear exames, que ainda permitem o uso de calculadoras.

Muitas pessoas tentam trapacear nos exames, e é por isso, que várias medidas são adotadas para capturar trapaceiros. Uma delas é proibir o uso de gadgets. No entanto, calculadoras básicas ainda são permitidas nas salas de exames.

Mas, para ser sincero, trapacear não é fácil e a pessoa que for tentar isso precisa ser inteligente o suficiente para trapacear com sucesso.

Seguindo essa linha de raciocínio, um YouTuber decidiu usar suas habilidades de hacker e atualizou uma calculadora Casio comum com uma tela OLED secreta, Wi-Fi e um recurso de bate-papo para criar o dispositivo de trapaça perfeito.

YouTuber hackeou uma Calculadora para acrescentar tela OLED e Wi-fi

YouTuber hackeou uma Calculadora para acrescentar tela OLED e Wi-fi
YouTuber hackeou uma Calculadora para acrescentar tela OLED e Wi-fi

O YouTuber indiano, que na plataforma leva o nome de Neutrino, decidiu atualizar sua calculadora científica Casio fx-991MS.

Ele substituiu o pequeno painel solar na calculadora por um pequeno display OLED que parece bastante semelhante. Para os olhos não suspeitos, o detalhe pode até passar despercebido. Em seguida, ele adicionou um módulo wifi ESP8266 e uma bateria recarregável ao dispositivo.

A melhor parte é que ele conseguiu adicionar tudo isso sem modificar a aparência física da calculadora.

YouTuber hackeou uma Calculadora para acrescentar tela OLED e Wi-fi
YouTuber hackeou uma Calculadora para acrescentar tela OLED e Wi-fi

Você deve estar se perguntando: o que uma funcionalidade Wi-Fi poderia fazer em uma calculadora que não é possível programar?

Neutrino inteligentemente usou essa funcionalidade para buscar dados pré-carregados da plataforma de desenvolvimento móvel Firebase.

A partir daí, é possível buscar qualquer dado, como fórmulas matemáticas, leis, sentenças ou qualquer coisa que possa ajudá-lo a responder as questões dos seus exames.

Ele até adicionou uma funcionalidade básica de bate-papo à calculadora com perguntas e respostas pré-programadas.
https://www.instagram.com/srinivasan2020/?utm_source=ig_embed
A questão mais importante é como se usa esses novos e impressionantes recursos de trapaça da calculadora sem chamar a atenção?

Ele poderia ter manipulado o teclado da calculadora para este fim, mas teria matado ou limitado sua capacidade de realizar sua operação básica. Sem mencionar o fato de que poderia facilmente entregar seu disfarce, se alguém decidisse usar a calculadora.

Então, Neutrino criou uma interface secreta usando sensores e ímãs ocultos. Ele usou um pequeno ímã escondido na tampa da caneta ou embaixo da borracha de um lápis para acionar um interruptor que liga a tela OLED.

Ele usou outro sensor que também responde à força de um campo magnético. Permite navegar nos menus, selecionar itens e rolar o conteúdo tocando na borda superior da calculadora com a extremidade magnética.
https://youtu.be/xGjS5958g1g
No geral, pode-se dizer que o design e a execução do dispositivo são extremamente inteligentes. E de forma alguma é um truque rápido que pode ser acionado em minutos.

O YouTuber passou muito tempo montando e programando o dispositivo de trapaça perfeito.

De fato, alguém pode até argumentar que estudar para um exame pode levar menos tempo que isso. Mas temos que admitir que esse foi um truque brilhante!

Finalmente, a ideia por trás desse artigo não é incentivar ou fazer apologia a trapaça. Não. Este é apenas um pequeno relato de uma façanha tecnológica impressionante.

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.