YouTuber transformou um mouse em uma câmera

Em uma façanha do tipo “não é impossível, então eu faço”, um YouTuber transformou um mouse em uma câmera usando hardware antigo.

Um mouse de computador moderno possui sensores ópticos que rastreiam a posição do mouse conforme você o move sobre uma superfície plana. Mas você sabe o que mais usa sensores ópticos? Câmeras.

Então você pode usar um mouse como câmera?

O YouTuber Doctor Volt transformou um antigo mouse da Logitech em uma câmera.

YouTuber transformou um mouse em uma câmera

YouTuber transformou um mouse em uma câmera
YouTuber transformou um mouse em uma câmera

Sim. Um YouTuber transformou um mouse em uma câmera. Mas não é exatamente uma boa câmera e não é exatamente fácil de fazer. Ainda é bastante impressionante.

O Doutor Volt desmontou o mouse, removeu a placa de circuito e colocou-o sob um microscópio para encontrar informações sobre o sensor de imagem, que possui um conjunto de fotodiodos de 18 x 18, que teoricamente pode fornecer uma imagem de 324 pixels.

Mas como o mouse não foi projetado para produzir dados visuais, o Doutor Volt teve que conectar um microcontrolador ESP32, monitorar os sinais enviados pelo mouse e basicamente fazer engenharia reversa de um protocolo para transformar esses dados em uma imagem altamente pixelizada e de baixa resolução.

Ao aplicar um software de interpolação, ele conseguiu melhorar um pouco a qualidade da imagem para tornar os objetos mais reconhecíveis.

Para completar, ele conectou uma lente grande angular projetada para uma câmera Raspberry Pi e modificou a carcaça do mouse do computador para permitir que tudo voltasse a caber dentro.

O resultado final é um mouse que, não pode mais ser usado como mouse. Mas agora é uma câmera… que dificilmente pode ser usada como câmera.

Em outras palavras, quase não há razão para tentar fazer isso em casa. Mas é um projeto científico bacana e um vídeo divertido.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.