Como ativar o TRIM em discos SSD no Ubuntu Linux

Se o seu disco SSD diminuiu o desempenho depois de um tempo de uso, o comando TRIM pode ajudá-lo a manter ele sempre rápido.
ssd-drive
Um comando Trim (geralmente escrita como TRIM) permite que um sistema operacional possa informar a uma unidade de estado sólido (SSD), que os blocos de dados não estão mais sendo usados e podem ser limpo internamente. Como a operação de baixo nível de SSDs difere significativamente de unidades de disco rígido, a forma típica em que sistemas operacionais lidam com operações como exclusões e formatações resultam na inesperada degradação progressiva do desempenho de operações de gravação em SSDs. O comando Trim ajuda a manter sua unidade de estado sólido (SSD) em sua velocidade máxima, pois ele permite que o SSD possa lidar com a sobrecarga do processo de limpeza do lixo, o que, de outra forma iria abrandar significativamente futuras operações de gravação para os blocos envolvidos, antecipadamente.

Para mais detalhes sobre o programa, acesse esse link.

Ativando e usando o TRIM em discos SSD no Ubuntu Linux

Para ativar e usar o TRIM em discos SSD no Ubuntu Linux, faça o seguinte:
Passo 1. Se não estiver aberto, execute um terminal usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T;
Passo 2. Confirme se você tem um SSD como o comando abaixo. Se o resultado for 0 você tem um SSD, mas se for 1 que é um HDD:

cat /sys/block/sda/queue/rotational

Passo 3. Mesmo se você tiver um SSD, nem todos eles suportam o TRIM. Para saber se o seu suporta executado o comando a seguir:

sudo hdparm -I /dev/sda | grep "TRIM supported"

Passo 4. Se o retorno for igual a mensagem abaixo, então você pode seguir adiante. Se não houver nenhuma saída, isso significa que seu SSD não suporta TRIM.

Data Set Management TRIM supported

Passo 5. Agora execute o comando, conforme abaixo:

sudo fstrim -v /

Passo 6. Você deve ver uma saída, parecida com isso:

/: 87781376 bytes were trimmed

Passo 7. Se tudo correu bem, é hora de programar o cron para executar o fstrim uma vez por dia, para isso, crie um arquivo com esse comando:

gksudo gedit /etc/cron.daily/trim

Passo 8. Copie e cole as linhas abaixo no arquivo criado e salve-o. Em seguida, feche o gedit:

#!/bin/sh
LOG=/var/log/trim.log
echo "*** $(date -R) ***" >> $LOG
fstrim -v / >> $LOG
fstrim -v /home >> $LOG 

Passo 9. Agora torne o script executável com o comando abaixo:

sudo chmod +x /etc/cron.daily/trim

Pronto. Agora seu sistema está com o TRIM habilitado.

Via UbuntuHandbook


O que está sendo falado no blog hoje


Quer mais informações e dicas? Conheça também essas séries:


Compartilhe

Gostou da dica? Aproveite e conte sua experiência nos comentários e se quiser saber informações assine nosso feed, ele está na barra lateral direita do site. Com o feed você receberá as novidades sempre que forem publicadas. Assine e também compartilhe nossas postagens clicando nos botões do Google+, Twitter e Facebook.


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock