Como reduzir o consumo de CPU do Skype

Se você ainda usa a versão antiga do Skype com frequência e tem poucos recursos para suportar o uso do programa, veja aqui como fazer para reduzir o consumo de CPU do Skype.


Skype é atualmente um dos aplicativos proprietários mais utilizados pelos usuários de Linux, pela simples razão de que muitas pessoas e empresas utilizam o serviço de VOIP e de mensagens instantâneas da Microsoft.

Como reduzir o consumo de CPU do Skype
Como reduzir o consumo de CPU do Skype

Felizmente as versões mais recentes do Skype para Linux receberam melhorias, tanto no suporte de hardware quanto na capacidade de processamento. Em versões mais antigas, muitos usuários reclamam da excessiva carga de CPU durante o uso do aplicativo.

Se você tem um computador pessoal ultrapassado ou apenas com poucos recursos, pode reduzir o consumo de CPU no Skype através de uma biblioteca de código aberto chamada Skype poll fix. Essa biblioteca, reduz o consumo de CPU durante o uso de Skype de 4,4% para 0,9% (percentagens fornecidas pelos desenvolvedores da biblioteca).

A redução do consumo de CPU irá deixar o Skype discretamente lerdo, porém, não traz problemas durante chamadas de voz e vídeo e mensagens. Nos testes, foi perceptível apenas um atraso no tempo de inicialização.

Conheça melhor a biblioteca Skype poll fix

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

Como instalar a biblioteca Skype poll fix e reduzir o consumo de CPU do Skype

Para instalar a biblioteca Skype poll fix e reduzir o consumo de CPU do Skype, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Instale as dependências necessárias para baixar e usar e biblioteca Skype poll fix no Debian, Ubuntu e digite o seguinte comando:

sudo apt-get install libc6-dev-i386 git

Passo 3. Baixe o código fonte da biblioteca com o comando a seguir:

git clone https://github.com/ValdikSS/skype-poll-fix.git

Passo 4. Vá para a pasta criada:

cd skype-poll-fix/

Passo 5. Compile a biblioteca com este comando:

make

Passo 6. No final da compilação, mova o arquivo skype-poll-fix.so para a sua pasta Home com o comando:

mv skype-poll-fix.so /home/$USER/

Passo 7. Para iniciar o Skype junto com a biblioteca skype-poll-fix.so digite:

LD_PRELOAD=/home/$USER/skype-poll-fix.so skype

Passo 8. Depois de alguns segundos, execute o Skype;
Passo 9. Se quiser, você pode editar o arquivo /usr/share/applications/skype.desktop para executar o Skype com skype-poll-fix.so automaticamente. Abra esse arquivo em um editor de texto e mude o item Exec= string para Exec=env LD_PRELOAD=/path/to/skype-poll-fix.so skype %U (lembre-se de ajustar a parte “/path/to/” para o nome da pasta onde está a biblioteca Skype poll fix.

Pronto! Agora você já pode aproveitar o ganho de velocidade na hora de usar o Skype. Para verificar se o consumo de CPU é menor, inicie o Skype normalmente, e, em seguida, com a biblioteca Skype poll fix, verificando no monitor do sistema ou outra ferramenta como o comando top.

Fonte

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.