4MLinux 43 lançado com o kernel 6.1 LTS e Thunderbird 115

Zbigniew Konojacki anunciou o lançamento do 4MLinux 43 com o kernel 6.1 LTS e Thunderbird 115, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

O 4MLinux é uma distribuição Linux em miniatura que entrega uma série de funcionalidades e um desktop simples, porém, usável.

Ela mantém o foco em quatro recursos: manutenção (como CD ao vivo de resgate do sistema), multimídia (para reproduzir DVDs de vídeo e outros arquivos multimídia), miniserver (usando o daemon inetd) e mistério (fornecendo vários pequenos jogos Linux).

Essa distribuição também inclui suporte para inicialização em máquinas habilitadas para UEFI.

Agora, o criador do 4MLinux, Zbigniew Konojacki, anunciou hoje a disponibilidade geral do 4MLinux 43 como a última versão estável desta distribuição GNU/Linux leve e independente com o gerenciador de janelas JWM (Joe’s Window Manager).

Novidades do 4MLinux 43

4MLinux 43 lançado com o kernel 6.1 LTS e Thunderbird 115
4MLinux 43 lançado com o kernel 6.1 LTS e Thunderbird 115

Sim. A distribuição 4MLinux foi atualizada hoje para a versão 43.0 como o último lançamento estável para esta distro leve construída em torno do gerenciador de janelas JWM (Joe’s Window Manager).

O 4MLinux 43.0 está aqui cerca de três meses e meio após o 4MLinux 42.0 e mantém a série de kernel Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo. No entanto, ele traz a pilha de gráficos Mesa 23.1 mais recente, a mais recente suíte de escritório LibreOffice 7.5 e os navegadores Firefox 115.0 e Chrome 115.0 lançados recentemente.

Outros componentes atualizados nesta versão incluem processador de texto AbiWord 3.0.5, editor de imagens GIMP 2.10.34, editor de planilhas Gnumeric 1.12.55, cliente de calendário e e-mail Mozilla Thunderbird 115.0, reprodutor de áudio Audacious 4.3.1, VLC 3.0.18 e SMPlayer 23.6 .0 reprodutor de mídia e Wine 8.12.

Como em todos os principais lançamentos do 4MLinux, há alguns novos recursos incluídos por padrão. Por exemplo, o 4MLinux 43.0 adiciona a capacidade de instalar navegadores proprietários como Google Chrome, Opera ou Microsoft Edge, bem como vários jogos baseados em Java, incluindo Flappy Bird, Karoshi, Micropolis e Zuma.

Outras mudanças incluem suporte para SoundFonts (sf2) para FluidSynth, o editor de gráficos raster mtPaint, suporte para formatos de som antigos originários de Amiga, Atari, Commodore, ZX Spectrum, etc. em XMMS, junto com suporte para assistir vídeos AVC/HEVC modernos.

4MServer, a edição de servidor do 4MLinux, que permite configurar facilmente um servidor LAMP (Linux, Apache, MariaDB, PHP) em sua máquina, também foi atualizado e vem com o servidor web Apache 2.4.57, MariaDB 10.6.14 sistema de gerenciamento de banco de dados, bem como as linguagens de script PHP 5.6.40, 7.4.33 e 8.1.19. Os pacotes Perl 5.36.0, Python 2.7.18 e 3.11.3 e Ruby 3.1.4 também estão disponíveis.

O 4MLinux 43.0 está disponível para download agora no site oficial ou usando os links de download direto abaixo, como imagens ISO ao vivo em três tipos diferentes, incluindo Full, Core ou Server, suportando apenas sistemas de 64 bits.

Também hoje, o desenvolvedor anunciou que a versão anterior do 4MLinux 42.0 agora está marcada como “antigamente estável” e que a versão 4MLinux 41.0 chegou ao fim de sua vida útil, recomendando aos usuários que atualizem para o 4MLinux 43.0 o mais rápido possível.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o 4MLinux 43

A imagem ISO do 4MLinux 43 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.