Systemd 254 lançado com recurso de reinicializações suaves

E foi lançado o Systemd 254 lançado com recurso de reinicializações suaves, e muito mais. Confira as novidades desse importante release.

O systemd é um conjunto de softwares que fornecem itens ou blocos de construção fundamentais para um sistema operacional Linux. Entre outros recursos, ele inclui o systemd “System and Service Manager”, um sistema init usado para inicializar o espaço do usuário e gerenciar processos do sistema após a inicialização.

Agora, foi revelado o lançamento da nova versão do systemd 254.

Novidades do Systemd 254

Systemd 254 lançado com recurso de reinicializações suaves
Systemd 254 lançado com recurso de reinicializações suaves

Sim. O Systemd 254 foi lançado a tempo de aparecer nos lançamentos de distribuição do Linux no final de 2023.

E o Systemd 254 é um grande lançamento de recursos sobre seu antecessor, o systemd 253.

Entre as muitas mudanças para encontrar com systemd 254, temos:

  • Um novo mecanismo de “soft-reboot” foi adicionado ao gerenciador de serviço systemd. Uma reinicialização suave é semelhante a uma reinicialização regular, mas afeta apenas o espaço do usuário. Iniciar uma reinicialização suave do systemd desligará todos os serviços em execução e outras unidades e, opcionalmente, alternará para qualquer novo sistema de arquivos raiz e, em seguida, restaurará todos os serviços do espaço do usuário sem reiniciar o kernel.
  • As configurações de memória de inicialização agora são suportadas.
  • systemctl list-paths agora é uma opção para mostrar todas as unidades .path atualmente ativas.
  • O PID 1 carregará automaticamente o módulo do kernel virtio_console durante a inicialização antecipada se estiver sendo executado em uma máquina virtual relevante. O módulo virtio-vsock também será carregado de forma semelhante onde for relevante.
  • O comando systemctl clean pode ser usado para limpar o FDSTORE de um serviço.
  • Uma nova configuração de serviço “MemoryKSM” para habilitar a mesclagem de mesma página do kernel individualmente para serviços.
  • systemd-stub agora permite carregar opcionalmente imagens de complemento UEFI PE que podem conter informações adicionais de linha de comando do kernel. O Ukify também foi estendido para permitir a criação de imagens complementares UEFI PE.
  • O script de instalação do kernel systemd foi reescrito em C.
  • As unidades de serviço ganharam as opções MemoryPressureWatch= e MemoryPressureThresholdSec= para configurar a lógica de pressão da memória PSI individualmente.
  • Um novo comando “systemd-battery-check” que é executado durante a fase inicial de inicialização e verifica o nível da bateria do sistema, se disponível. Isso é usado para avisar o usuário, por meio da integração da tela inicial do Plymouth, por exemplo, se o nível da bateria estiver muito baixo e, em seguida, desligar o sistema após um atraso de 10 segundos.

Para saber mais sobre essa versão do systemd, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o systemd

Enquanto isso, você pode baixar o systemd 254 agora mesmo se quiser compilá-lo.

Caso contrário, sugiro fortemente que você espere até que ele chegue aos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux antes de atualizar para esta versão.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!