Systemd 254 lançado com recurso de reinicializações suaves

E foi lançado o Systemd 254 lançado com recurso de reinicializações suaves, e muito mais. Confira as novidades desse importante release.

O systemd é um conjunto de softwares que fornecem itens ou blocos de construção fundamentais para um sistema operacional Linux. Entre outros recursos, ele inclui o systemd “System and Service Manager”, um sistema init usado para inicializar o espaço do usuário e gerenciar processos do sistema após a inicialização.

Agora, foi revelado o lançamento da nova versão do systemd 254.

Novidades do Systemd 254

Systemd 254 lançado com recurso de reinicializações suaves
Systemd 254 lançado com recurso de reinicializações suaves

Sim. O Systemd 254 foi lançado a tempo de aparecer nos lançamentos de distribuição do Linux no final de 2023.

E o Systemd 254 é um grande lançamento de recursos sobre seu antecessor, o systemd 253.

Entre as muitas mudanças para encontrar com systemd 254, temos:

  • Um novo mecanismo de “soft-reboot” foi adicionado ao gerenciador de serviço systemd. Uma reinicialização suave é semelhante a uma reinicialização regular, mas afeta apenas o espaço do usuário. Iniciar uma reinicialização suave do systemd desligará todos os serviços em execução e outras unidades e, opcionalmente, alternará para qualquer novo sistema de arquivos raiz e, em seguida, restaurará todos os serviços do espaço do usuário sem reiniciar o kernel.
  • As configurações de memória de inicialização agora são suportadas.
  • systemctl list-paths agora é uma opção para mostrar todas as unidades .path atualmente ativas.
  • O PID 1 carregará automaticamente o módulo do kernel virtio_console durante a inicialização antecipada se estiver sendo executado em uma máquina virtual relevante. O módulo virtio-vsock também será carregado de forma semelhante onde for relevante.
  • O comando systemctl clean pode ser usado para limpar o FDSTORE de um serviço.
  • Uma nova configuração de serviço “MemoryKSM” para habilitar a mesclagem de mesma página do kernel individualmente para serviços.
  • systemd-stub agora permite carregar opcionalmente imagens de complemento UEFI PE que podem conter informações adicionais de linha de comando do kernel. O Ukify também foi estendido para permitir a criação de imagens complementares UEFI PE.
  • O script de instalação do kernel systemd foi reescrito em C.
  • As unidades de serviço ganharam as opções MemoryPressureWatch= e MemoryPressureThresholdSec= para configurar a lógica de pressão da memória PSI individualmente.
  • Um novo comando “systemd-battery-check” que é executado durante a fase inicial de inicialização e verifica o nível da bateria do sistema, se disponível. Isso é usado para avisar o usuário, por meio da integração da tela inicial do Plymouth, por exemplo, se o nível da bateria estiver muito baixo e, em seguida, desligar o sistema após um atraso de 10 segundos.

Para saber mais sobre essa versão do systemd, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o systemd

Enquanto isso, você pode baixar o systemd 254 agora mesmo se quiser compilá-lo.

Caso contrário, sugiro fortemente que você espere até que ele chegue aos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux antes de atualizar para esta versão.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.