Microsoft Teams para Android não interfere mais nas ligações para o 911

Graças a uma atualização, o Microsoft Teams para Android não interfere mais nas ligações para o 911. Entenda a causa do problema e atualize.

Em novembro, um usuário do reddit compartilhou uma história perturbadora sobre como eles tentaram fazer uma chamada para o 911 de um smartphone Google Pixel 3 com Android 11, mas não apenas a chamada não atendeu, mas o telefone congelou.

Acontece que o problema foi causado por uma interação entre o Android e o aplicativo Microsoft Teams.

E agora, a Microsoft lançou uma atualização para o aplicativo que deve evitar que o problema ocorra novamente.

Microsoft Teams para Android não interfere mais nas ligações para o 911

Microsoft Teams para Android não interfere mais nas ligações para o 911
Microsoft Teams para Android não interfere mais nas ligações para o 911

O problema era estranho, pois afetava apenas dispositivos em que um usuário estava executando o Android 10 ou posterior e tinha instalado o aplicativo Microsoft Teams, mas não estava realmente conectado ao aplicativo.

Antes, as sugestões de curto prazo do Google eram fazer login no aplicativo ou desinstalá-lo e reinstalá-lo. Mas agora, a atualização da Microsoft deve eliminar a necessidade dessas ações.

Se você está se perguntando como um aplicativo de terceiros pode causar uma falha tão preocupante de um recurso importante incluído em smartphones modernos, Mishaal Rahman tem uma explicação.

Mas, em poucas palavras, aplicativos de terceiros que podem fazer chamadas registram uma instância PhoneAccount no Android… e um bug no aplicativo Teams (que não foi corrigido) fez com que ele gerasse uma nova instância PhoneAccount toda vez que o aplicativo fosse carregado se um usuário não estava conectado.

Só isso não faria com que uma chamada de emergência falhasse, mas Rahman explica que esse bug interage com um bug do Android que pode travar um dispositivo quando o sistema operacional está examinando a lista de PhoneAccounts enquanto você tenta fazer uma chamada de emergência.

O Google diz que incluirá uma correção com uma atualização da plataforma Android em 4 de janeiro, mas como muitos fabricantes de telefones demoram a aplicar as atualizações do Google, é provavelmente melhor que a Microsoft já tenha lançado sua própria atualização corrigindo o aplicativo Teams para ajudar a mantê-las isso aconteça com outros usuários no futuro.

Então, agora, se você tem o aplicativo Teams em seu telefone, provavelmente pode se proteger fazendo login, removendo o aplicativo ou apenas certificando-se de que ele está atualizado.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.