Ubuntu Kylin 20.04 já funciona em hardware RISC-V

Procurando evitar sistemas baseados em processadores Intel e AMD, Ubuntu Kylin 20.04 já funciona em hardware RISC-V.

Você pode ter lido relatos recentes sobre a China pedindo a entidades governamentais, incluindo empresas estatais (SOE), para substituir hardware e software estrangeiros dentro de um período de dois anos.

Isso significa evitar sistemas baseados em processadores Intel e AMD, portanto, trabalhar na arquitetura aberta RISC-V faz todo o sentido, pois com o tempo, os fabricantes chineses devem poder fazer SoCs e PCs RISC-V baseados nesses processadores, embora provavelmente não dentro nos próximos dois anos em qualquer escala significativa.

Dito isso, o Ubuntu Kylin 20.04, desenvolvido na China, agora suporta a arquitetura RISC-V com uma imagem para a placa-mãe mini-ITX HiFive Unmatched, e o trabalho será feito em um Starfive SBC sem nome que deve ser a placa VisionFive com um RISC-V dual-core sem GPU JH7100 SoC ou uma versão atualizada com JH7110 SoC com uma GPU Imagination IMG BXE-4-32.

Ubuntu Kylin 20.04 já funciona em hardware RISC-V

Ubuntu Kylin 20.04 já funciona em hardware RISC-V
Ubuntu Kylin 20.04 já funciona em hardware RISC-V

Ubuntu Kylin 20.04 RISC-V, bem como o recém-lançado Ubuntu Kylin 22.04 x86, podem ser encontrados na página de download em inglês no site do Ubuntu Kylin.

A imagem RISC-V agora está disponível apenas para a placa HiFive Unmatched mini-ITX com processador SiFive FU740 quad-core U74 RISC-V de 64 bits, 16 GB de RAM, armazenamento NVMe e suporte a placas gráficas discretas por meio de um slot PCIe.

Eles não fizeram isso do zero, já que as imagens do Ubuntu RISC-V para placas HiFive estão disponíveis desde o ano passado.

Algumas instruções de instalação podem ser encontradas em um PDF em inglês. O anúncio explica que ainda há muito trabalho a ser feito para usar o RISC-V como um substituto do x86, e atualmente existem mais de 20 pacotes autodesenvolvidos.

A imagem conta com um kernel Linux 5.11 e apresenta o navegador Ephiphany 3.36 e o ​​pacote de escritório Calligra 3.10, bem como o ambiente de desktop UKUI 3.0.

O suporte inicial do Ubuntu Kylin para o StarFive SBC será adicionado como parte da atividade “Summer of Open Source (OSPP)” para estudantes universitários com a descrição do projeto, traduzida do chinês para o inglês, lendo:

“Este projeto planeja fazer uma versão RISC-V da imagem do sistema Ubuntu Kylin com base na placa de desenvolvimento StarFive e concluir um certo grau de inicialização com base na imagem básica. Otimização e adaptação do gerenciamento de energia.”

Portanto, não há grandes recursos para esse desenvolvimento, mas pelo menos alguém estará trabalhando nele entre 1º de julho e 30 de setembro.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.