Ubuntu Kylin 20.04 já funciona em hardware RISC-V

Procurando evitar sistemas baseados em processadores Intel e AMD, Ubuntu Kylin 20.04 já funciona em hardware RISC-V.

Você pode ter lido relatos recentes sobre a China pedindo a entidades governamentais, incluindo empresas estatais (SOE), para substituir hardware e software estrangeiros dentro de um período de dois anos.

Isso significa evitar sistemas baseados em processadores Intel e AMD, portanto, trabalhar na arquitetura aberta RISC-V faz todo o sentido, pois com o tempo, os fabricantes chineses devem poder fazer SoCs e PCs RISC-V baseados nesses processadores, embora provavelmente não dentro nos próximos dois anos em qualquer escala significativa.

Dito isso, o Ubuntu Kylin 20.04, desenvolvido na China, agora suporta a arquitetura RISC-V com uma imagem para a placa-mãe mini-ITX HiFive Unmatched, e o trabalho será feito em um Starfive SBC sem nome que deve ser a placa VisionFive com um RISC-V dual-core sem GPU JH7100 SoC ou uma versão atualizada com JH7110 SoC com uma GPU Imagination IMG BXE-4-32.

Ubuntu Kylin 20.04 já funciona em hardware RISC-V

Ubuntu Kylin 20.04 já funciona em hardware RISC-V
Ubuntu Kylin 20.04 já funciona em hardware RISC-V

Ubuntu Kylin 20.04 RISC-V, bem como o recém-lançado Ubuntu Kylin 22.04 x86, podem ser encontrados na página de download em inglês no site do Ubuntu Kylin.

A imagem RISC-V agora está disponível apenas para a placa HiFive Unmatched mini-ITX com processador SiFive FU740 quad-core U74 RISC-V de 64 bits, 16 GB de RAM, armazenamento NVMe e suporte a placas gráficas discretas por meio de um slot PCIe.

Eles não fizeram isso do zero, já que as imagens do Ubuntu RISC-V para placas HiFive estão disponíveis desde o ano passado.

Algumas instruções de instalação podem ser encontradas em um PDF em inglês. O anúncio explica que ainda há muito trabalho a ser feito para usar o RISC-V como um substituto do x86, e atualmente existem mais de 20 pacotes autodesenvolvidos.

A imagem conta com um kernel Linux 5.11 e apresenta o navegador Ephiphany 3.36 e o ​​pacote de escritório Calligra 3.10, bem como o ambiente de desktop UKUI 3.0.

O suporte inicial do Ubuntu Kylin para o StarFive SBC será adicionado como parte da atividade “Summer of Open Source (OSPP)” para estudantes universitários com a descrição do projeto, traduzida do chinês para o inglês, lendo:

“Este projeto planeja fazer uma versão RISC-V da imagem do sistema Ubuntu Kylin com base na placa de desenvolvimento StarFive e concluir um certo grau de inicialização com base na imagem básica. Otimização e adaptação do gerenciamento de energia.”

Portanto, não há grandes recursos para esse desenvolvimento, mas pelo menos alguém estará trabalhando nele entre 1º de julho e 30 de setembro.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock