A mudança do Windows para o Linux é realmente tão difícil?

A mudança do Windows para o Linux é realmente tão difícil?
A mudança do Windows para o Linux é realmente tão difícil?

Um tópico de discussão do reddit levou muitos a um importante questionamento: A mudança do Windows para o Linux é realmente tão difícil?

O Linux há muito tempo é considerado uma alternativa valiosa para o Windows, e também não é um segredo que tantas pessoas realmente fizeram a troca para o mundo de código aberto por várias razões, começando com o desejo de um sistema operacional totalmente gratuito e terminando com o procure por maior segurança.

A mudança do Windows para o Linux é realmente tão difícil?

A julgar pelas estatísticas de participação de mercado que as empresas de pesquisa fornecem todos os meses, no entanto, o mundo Linux não se beneficiou necessariamente substancialmente dessa transição do Windows.

Em março, por exemplo, o Windows tinha uma participação de mercado global de 89,21%, o que significa que quase 9 em cada 10 PCs por aí estavam executando o sistema operacional da Microsoft.

Para comparação, o Linux garantiu uma quota de mercado de 1,36%, o que significa que nem 1 PC em cada 10 estava no Linux.

Mas deixando de lado essas estatísticas, não é segredo que muitos dos que estão realmente comprometidos com o mundo do Linux são ex-usuários do Windows.

E, ao mesmo tempo, também é bem sabido que alguns dos usuários da comunidade de usuários avançados do Windows também estão considerando uma mudança para o Linux enquanto falamos.

Entretanto, vários que finalmente experimentam o Linux retornam ao Windows, normalmente apenas alguns dias após a instalação do sistema operacional em seus dispositivos.

E há muitas razões para isso, incluindo problemas de hardware e software, bugs que eles não sabem como corrigir ou simplesmente uma experiência que não é necessariamente familiar.

A mudança do Windows para o Linux é realmente tão difícil?

Um tópico de discussão do reddit em que os usuários debatem os motivos para retornar ao Windows se tornou viral recentemente. E as pessoas compartilham suas histórias sobre a migração para o Linux, muitas explicando que permanecer na Microsoft não é uma coisa tão ruim, apesar das coisas que as levaram a sistemas operacionais alternativos, como serviços de telemetria.

O iniciador tópico de discussão do reddit explica que:

“Minhas experiências com o Linux sempre acabavam comigo passando horas apenas tentando fazer as coisas básicas funcionarem. Mint: por que meu trackpad está todo instável? Ubuntu: por que meu calendário não está sincronizando? Por que minha imagem da área de trabalho continua aparecendo na tela de bloqueio? KDE por que o windows + d não me leva à área de trabalho? Pop os: por que minha barra de tarefas não aparece? Como faço para que o cromo reaja a gestos de furto? Estes são apenas exemplos únicos, mas eu sempre acabo nesses fóruns com respostas a partir de 2017, onde digito códigos de terminal aleatórios, instalo pacotes que não tenho idéia do que eles fazem e rezando para que funcione. Fica cansativo quando eu só preciso que as coisas funcionem para que eu possa trabalhar.”

À primeira vista, muitos dos usuários que retornam ao Windows simplesmente não dedicam tempo suficiente ao Linux e esperam uma experiência direta de uma ponta a outra.

E, é claro, alguns esperam que o Linux funcione de maneira semelhante ao Windows, algo que obviamente não é possível em todos os aspectos por vários motivos.

Alguém relatou sua experiência assim:

“Eu tentei MUITO difícil me afastar do Windows, mas simplesmente não posso … Os jogos são muito importantes na minha vida e o Linux (apesar de ter aumentado enormemente suas capacidades de jogos nos últimos 2 anos) ainda não existe. .. Também algumas coisas básicas, como discos rígidos externos, que não se conectam automaticamente quando você liga o PC … Coisas básicas que me incomodam bastante.”

Portanto, no final do dia, a mudança do Windows para o Linux e depois para o Windows pode realmente explicar a participação de mercado acima. Apesar de muitas pessoas migrarem para o Linux, muitas retornam, aprendendo a aceitar as desvantagens do sistema operacional da Microsoft.

E é por isso que estamos perguntando a você, o usuário do Linux. É realmente difícil mudar do Windows para o Linux? Qual é o melhor conselho para quem quer desistir do Windows?

Compartilhe sua opinião nos comentários!

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile