AirJet Mini Slim, um módulo de resfriamento menor e mais leve

Conheça o Frore AirJet Mini Slim, um módulo de resfriamento menor e mais leve. Confira os detalhes dessa tecnologia.

Uma grande parte do que faz os computadores modernos funcionarem são os sistemas de resfriamento que evitam o superaquecimento da CPU, da GPU e de outros hardwares, diminuindo a velocidade ou queimando.

A maioria dos PCs resolve isso com uma combinação de dissipadores de calor e ventoinhas giratórias, o que pode causar seus próprios problemas, como ruído e acúmulo de poeira.

A maioria dos telefones e tablets (e alguns PCs) são projetados para operação sem ventoinha, mas isso tem suas próprias limitações quanto à quantidade de calor que pode ser suportada.

O sistema AirJet da Frore visa fornecer um meio-termo com módulos de resfriamento de estado sólido que são menores e mais silenciosos que os ventiladores, ao mesmo tempo que oferece mais potência de resfriamento do que um dissipador de calor passivo de tamanho semelhante.

A Frore vem exibindo a tecnologia AirJet há cerca de um ano e agora a empresa revelou um novo módulo ainda mais fino e leve.

AirJet Mini Slim, um módulo de resfriamento menor e mais leve

AirJet Mini Slim, um módulo de resfriamento menor e mais leve
AirJet Mini Slim, um módulo de resfriamento menor e mais leve

O novo módulo AirJet Mini Slim mede 41,5 x 27,5 x 2,5 mm e pesa 8 gramas. Não é muito menor do que o AirJet Mini original, que tinha 2,8 mm de espessura e 9 gramas, mas cada pouquinho ajuda quando você projeta um módulo de resfriamento para computadores finos e leves.

Mais importante ainda, Frore diz que o novo sistema oferece a mesma quantidade de potência de resfriamento, com capacidade de dissipar até 5,25 watts.

Isso significa que você precisaria de algumas unidades para resfriar suficientemente um laptop com processador de 15 a 30 watts, por exemplo. Mas é por isso que qualquer redução de tamanho é útil.

A empresa também revelou algumas novas tecnologias para melhorar a experiência AirJet, incluindo:

  • Autolimpeza inteligente : O fluxo de ar pode ser revertido para remover a poeira acumulada nos filtros AirJet. Este será lançado com o AirJet Mini Slim, mas também estará disponível com o AirJet Mini original.
  • Termocepção : O AirJet Mini Slim pode detectar sua temperatura para executar suas principais funções sem depender de leituras de temperatura do dispositivo host (permitindo que funcione em dispositivos que não possuem CPUs ou sensores de temperatura).

Frore diz que imagina seus novos módulos de resfriamento de estado sólido sendo usados em “produtos ultrafinos, como laptops sem ventoinha, tablets profissionais, dispositivos portáteis de jogos, acessórios SSD e smartphones”.

Mas ainda é muito raro encontrar um produto comercial com qualquer um dos módulos AirJet da geração anterior de Frore.

O único computador que conheço que apresenta a tecnologia é o mini PC Zotac ZBOX pico PI430AJ, que agora está disponível em regiões selecionadas, mas os EUA não são uma delas.

A empresa demonstrou como a tecnologia poderia funcionar em outras categorias de produtos na CES na semana passada, onde exibiu vários laptops prontos para uso, um smartphone e SSDs portáteis adaptados com refrigeração AirJet.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.