AlmaLinux já está disponível para arquitetura PowerPC de 64 bits

Uma das principais alternativas ao fim do CentOS, AlmaLinux já está disponível para arquitetura PowerPC de 64 bits.

Recentemente, quando a Red Hat anunciou que encerrará a série do sistema operacional CentOS Linux 8 no final de 2021, com foco no CentOS Stream 8, vários desenvolvedores começaram a trabalhar em substituições do CentOS Linux.

Um deles é o AlmaLinux OS, desenvolvido pelos criadores do CloudLinux OS, uma distribuição Linux popular baseada no CentOS Linux e comercializada para provedores de hospedagem compartilhada.

Agora, a AlmaLinux OS Foundation anunciou a disponibilidade geral da distribuição AlmaLinux OS 8.5 para a arquitetura PowerPC de 64 bits.

AlmaLinux já está disponível para arquitetura PowerPC de 64 bits

AlmaLinux já está disponível para arquitetura PowerPC de 64 bits

Em uma tentativa de fornecer à comunidade uma alternativa ao CentOS mais próxima da paridade com o sistema operacional Red Hat Enterprise Linux (RHEL), a AlmaLinux OS Foundation publicou hoje uma nova versão estável que permite aos usuários instalar a distribuição no PowerPC de 64 bits (PPC64le) hardware.

O AlmaLinux OS 8.5 foi lançado no ano passado em meados de novembro com base na versão Red Hat Enterprise Linux 8.5, trazendo dois novos repositórios, incluindo ResilientStorage e Plus, novos perfis do OpenSCAP Security Guide, um novo perfil STIG compatível com instalações de GUI de servidor, bem como um novo perfil de alto nível da Agência de Segurança Nacional Francesa (ANSSI).

O lançamento estava disponível para dispositivos de 64 bits (x86_64) e AArch64 (ARM de 64 bits), mas agora também está disponível para sistemas PowerPC Little Endian de 64 bits, incluindo o lançamento de RPMs binários e de origem, imagens de contêiner e nuvem images, e a AlmaLinux OS Foundation já está trabalhando em outra porta para a arquitetura IBM System/390.

Jack Aboutboul,gerente de comunidade do AlmaLinux, disse que:

“A comunidade AlmaLinux está trabalhando incansavelmente para oferecer paridade com RHEL e CentOS em todos os níveis, fornecendo a ex-usuários do CentOS a escolha óbvia para um substituto pronto para produção. Isso inclui garantir que as arquiteturas e hardwares mais populares sejam suportados e bem testados.”

A porta PPC64le está disponível hoje graças ao suporte contínuo de membros da comunidade Linux, bem como de uma série de parceiros, incluindo suporte de infraestrutura do Laboratório de Código Aberto da Oregon State University e testes de pesquisadores do CERN, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear.

Baixe e experimente o AlmaLinux PowerPC de 64 bits

A imagem ISO do AlmaLinux PowerPC de 64 bits já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile