Amazon lançou CodeGuru, uma IA que ajuda a otimizar aplicativos

Depois de uma pré-visualização em dezembro passado, a Amazon lançou CodeGuru, uma IA que ajuda a otimizar aplicativos, identificando as causas da superutilização da CPU.

A Amazon Web Services (AWS) anunciou a disponibilidade geral de sua ferramenta de aprendizado de máquina CodeGuru, que ajuda os desenvolvedores a otimizar aplicativos e melhorar a qualidade de seu código.

Amazon lançou CodeGuru, uma IA que ajuda a otimizar aplicativos

Amazon lançou CodeGuru, uma IA que ajuda a otimizar aplicativos
Amazon lançou CodeGuru, uma IA que ajuda a otimizar aplicativos

O serviço consiste no Amazon CodeGuru Reviewer, um scanner de erros executado durante a revisão de código, e no CodeGuru Profiler, uma ferramenta que identifica linhas de código em aplicativos de produção e ajuda a identificar as causas da superutilização da CPU.

A AWS lançou o CodeGuru em pré-visualização em dezembro passado, como uma maneira de os clientes automatizarem o processo de revisão de código, encontrarem bugs e sugerirem abordagens para corrigi-los, antes de serem enviados aos usuários.

A AWS está oferecendo uma avaliação gratuita de 90 dias do CodeGuru e, depois disso, cobra US$ 0,50 para executar o CodeGuru Reviewer em cada 100 linhas de código em um repositório de código-fonte.

Os usuários podem verificar todas as solicitações de recebimento de código-fonte e, a partir desse momento, o serviço verifica apenas as linhas de código alteradas.

Os preços do CodeGuru Profiler são baseados no número total de horas de amostragem, cobradas a US$ 0,005 por hora.

As ferramentas podem ser úteis para desenvolvedores que executam aplicativos de instâncias de computação da AWS e podem enfrentar custos mais altos do que o necessário, porque o código do aplicativo não está usando eficientemente os recursos da CPU.

O revisor do CodeGuru conta com modelos de aprendizado de máquina que foram treinados em mais de 10.000 projetos de código aberto no GitHub, bem como nas próprias análises de código da Amazon.

Os desenvolvedores confirmam seu código normalmente no GitHub ou em outro repositório e adicionam o Amazon CodeGuru Reviewer como um dos revisores de código. Ele abre uma solicitação pull para verificar o código. A AWS diz que identificará bugs e problemas críticos com um alto grau de precisão.

Ele também fornece um painel de solicitação com informações sobre o status da revisão de código, o número de linhas de código analisadas e o número de recomendações. Os usuários podem aprovar ou rejeitar as recomendações.

A Amazon diz que suas equipes internas usaram o Amazon CodeGuru Profiler em mais de 30.000 aplicativos de produção, ajudando a economizar dezenas de milhões de dólares em recursos de computação.

A equipe de pagamentos ao consumidor da Amazon também o usou para otimizar as operações e aumentar o desempenho dos aplicativos no Prime Day.

Um recurso interessante é que o perfil inclui uma estimativa do custo das ineficiências encontradas em um aplicativo de produção, juntamente com recomendações sobre como melhorar o desempenho e reduzir os custos.

O novo serviço está disponível no Leste dos EUA (Virgínia do Norte), Leste dos EUA (Ohio), Oeste dos EUA (Oregon), UE (Irlanda), UE (Londres), UE (Frankfurt), UE (Estocolmo), Ásia-Pacífico (Cingapura) , Ásia-Pacífico (Sydney) e Ásia-Pacífico (Tóquio).

A AWS planeja anunciar a disponibilidade em mais regiões nos próximos meses.

“Nossos clientes desenvolvem e executam muitos aplicativos que incluem milhões e milhões de linhas de código”, disse Swami Sivasubramanian, vice-presidente de Amazon Machine Learning da AWS.

“Garantir a qualidade e a eficiência desse código é incrivelmente importante, pois bugs e ineficiências em algumas linhas de código podem ser muito caros. Hoje, os métodos para identificar problemas de qualidade de código são demorados, manuais e propensos a erros, especialmente em escala.”

A empresa de gerenciamento de software Atlassian, um dos primeiros usuários do CodeGuru, diz que conseguiu reduzir o tempo de investigação de dias para horas quando enfrenta um problema com seus aplicativos.

“Quando detectamos anomalias na produção, conseguimos reduzir o tempo de investigação de dias para horas e às vezes minutos, graças ao recurso de perfil contínuo do Amazon CodeGuru”, disse Zak Islam, chefe de engenharia da Atlassian em sua unidade de equipes de tecnologia.

“Nossos desenvolvedores agora concentram mais sua energia no fornecimento de recursos diferenciados e menos tempo na investigação de problemas em nosso ambiente de produção.”

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.