Para a alegria dos usuários dos smartphones do Google, o Android 15 Beta 1 já está disponível para dispositivos Pixel.
O Google acaba de lançar a primeira versão beta do Android 15. Esta nova atualização mantém o foco na privacidade, segurança e em ajudar os desenvolvedores a realizar suas tarefas.
Eles também estão nos dando mais maneiras de fazer com que nossos telefones pareçam nossos, e estão até melhorando as coisas para tablets e telas maiores em geral.
Android 15 Beta 1 já está disponível para dispositivos Pixel
Mesmo com o lançamento do Beta 1, no anúncio o Google fez questão de mencionar que eles estão mantendo algumas coisas em segredo até que o Google I/O ocorra em 14 de maio.
No entanto, como o Android 15 já foi visualizado pelos desenvolvedores com alguns problemas relatados, abaixo está o changelog sobre o que foi corrigido:
Notas de lançamento do Android 15 Beta 1:
Problemas relatados pelo desenvolvedor
- Corrigido um problema de rede do sistema que às vezes fazia com que uma mensagem “Serviços de conectividade adaptáveis” aparecesse. (Edição nº 330819651)
- Corrigido um problema de sistema que fazia com que mensagens do sistema “BAL bloqueada…” aparecessem com frequência durante o uso de um dispositivo. (Edição nº 330831456)
- Corrigido um problema que às vezes fazia com que os blocos de Configurações rápidas fossem renderizados incorretamente. (Edição nº 326544386)
Outros problemas resolvidos
- Corrigido um problema em que o sideload da compilação do Developer Preview 2 às vezes fazia com que o dispositivo mostrasse uma mensagem “O dispositivo está corrompido” após a conclusão do sideload.
- Corrigido um problema em que, ao adicionar um modelo de rosto para Desbloqueio facial, a tela de visualização parecia aparada ou cortada.
- Corrigido um problema em que, quando um cartão SIM bloqueado era inserido em um dispositivo desbloqueado, o usuário não era solicitado a inserir o PIN para desbloquear o cartão SIM.
- Corrigido um problema em que aplicativos que dependem de SDKs habilitados para tempo de execução eram desinstalados na reinicialização do dispositivo.
- Corrigido um problema em que a barra de pesquisa nas configurações do sistema não respondia na primeira vez que era tocada.
- Corrigido um problema em que a imagem do perfil de usuários secundários não podia ser alterada.
- Corrigido um problema em que o Skia ainda não era compatível com o SDK de visualização do Android 15 , o que impedia a ativação do modo 3D no Layout Inspector.
Problemas resolvidos com Bluetooth
- Estabilidade e emparelhamento do Bluetooth: Resolvemos vários travamentos e falhas de emparelhamento do Bluetooth, melhorando significativamente a confiabilidade da conexão.
- Aprimoramento de áudio e fones de ouvido LE: A conectividade do LE Audio e a experiência do usuário foram bastante aprimoradas, incluindo correções para inconsistências de roteamento de áudio, problemas de volume após chamadas e dificuldades de emparelhamento.
- Melhorias de segurança: corrigimos uma vulnerabilidade de segurança importante relacionada ao emparelhamento legado para Pixel 4a e Pixel 3 XL.
- Precisão das informações do dispositivo Bluetooth: corrigimos vários bugs para garantir que informações precisas de emparelhamento e tipo de vínculo sejam obtidas.
Se você tiver um smartphone Pixel recente ( Pixel 8 , Pixel 8 Pro , Pixel 7a , Pixel 7 Pro , Pixel 7 , Pixel 6a , Pixel 6 Pro , Pixel 6 , Pixel Fold ou Pixel Tablet ), poderá experimentar o beta.
Tudo o que você precisa fazer é inscrever seu dispositivo no programa Android Beta para Pixel e verificar se há uma atualização over-the-air (OTA) tocando em “Atualizações de software” após selecionar “Sistema” no menu “Configurações”.
Infelizmente, o Pixel 5a não será elegível para esta atualização.
Esta atualização, que é a compilação AP31.240322.018, vem com cerca de 563 MB e inclui o patch de segurança de abril de 2024. Curiosamente, a versão do Android no próprio dispositivo agora é indicada como “VanillaIceCream”.
Apenas um daqueles pequenos bugs que você encontra quando vive a vida Beta, eu acho.
Há algumas outras coisas a serem lembradas em relação a esta atualização.
Primeiro, se você já estiver no Android 14 QPR3 beta (e não tiver um Pixel 5a), será automaticamente transferido para o Android 15 Beta 1, sem necessidade de se inscrever novamente no programa beta.
Se quiser permanecer no programa QPR beta e não atualizar para o Android 15, você pode ignorar esta atualização.
Você também pode remover seu dispositivo do programa beta, mas lembre-se de que precisará ignorar o downgrade OTA e aguardar o lançamento público estável do QPR3 em junho.
Você poderá sair totalmente do programa naquele momento e voltar ao lançamento público sem precisar limpar seu telefone. Além disso, você continuará recebendo pequenas atualizações até então.
Além disso, como testador beta, você terá a oportunidade de compartilhar seus comentários com a equipe do Android usando o aplicativo Feedback no seu Pixel.
O Google está incentivando todos os nossos comentários, para que a versão final do Android 15 seja o mais livre de bugs possível.