Apache OpenMeetings 6 lançado com melhorias e correções de erros

Apache OpenMeetings 6 lançado com melhorias e correções de erros
Apache OpenMeetings 6 lançado com melhorias e correções de erros

E foi lançado o Apache OpenMeetings 6 com melhorias e correções de erros. Confira as novidades dessa atualização e veja onde baixar para instalar.

Apache OpenMeetings é um software servidor de conferência que permite organizar conferências de áudio e vídeo pela web e que também oferece suporte a webinars com um palestrante, bem como conferências com um número arbitrário de participantes interagindo entre si.

Além disso, são fornecidas ferramentas para integração com o programador de calendário, envio de notificações e convites individuais ou de transmissão, compartilhamento de arquivos e documentos, manutenção do catálogo de endereços dos participantes, manutenção de um protocolo de evento, programação de tarefas em conjunto, transmissão de resultado dos aplicativos lançados (demonstração de screencast), votação e pesquisas.

Um servidor pode controlar um número arbitrário de conferências realizadas em salas de conferência virtuais separadas e incluindo seu próprio conjunto de participantes.

Dentre as principais características que se destacam no OpenMeetings, são elas:

  • Permite a transmissão de vídeo e áudio;
  • A área de trabalho de qualquer participante pode ser visualizada;
  • Disponível em 19 idiomas;
  • Quadro branco virtual com recursos para desenhar, escrever, editar, recortar e colar, redimensionar imagens e inserir símbolos;
  • Aulas de desenho (modo 4 × 4 ou 1xn);
  • Desenho seguro;
  • Importação de documentos (.tga, .xcf, .wpg, .txt, .ico, .ttf, .pcd, .pcds, .ps, .psd, .tiff, .bmp, .svg, .dpx, .exr ,. jpg, .jpeg, .gif, .png, .ppt, .odp, .odt, .sxw, .wpd, .doc, .rtf, .txt, .ods, .sxc, .xls, .sxi ,. pdf;
  • Envio de convites e links diretos na conferência;
  • Sistema moderador;
  • Salas públicas e privadas para conferências;
  • O servidor pode ser executado em Windows e Linux e os clientes precisam apenas de um navegador e Flash Player para que possam participar de uma sessão de praticamente qualquer plataforma;
  • Possui módulo para sua integração com o Moodle;

O servidor oferece suporte a ferramentas flexíveis de gerenciamento de permissão e um poderoso sistema de moderação de conferência. Os participantes são controlados e interagem por meio da interface web.

Por fim, o código OpenMeetings é escrito em Java. MySQL e PostgreSQL podem ser usados ​​como DBMS.

Agora, a Apache Software Foundation anunciou o lançamento do servidor de webconferência Apache OpenMeetings 5.0.

Novidades do Apache OpenMeetings 5

Apache OpenMeetings 6 lançado com melhorias e correções de erros

No Apache OpenMeetings 6, além de algumas correções, melhorias e cerca de 40 problemas serão abordados, entre as principais novidades que se destacam podemos citar a capacidade de executar testes de carga e gerar métricas para acompanhar o desempenho utilizando o sistema de monitoramento Prometheus.

Além disso, também é destacado que a interface do usuário de conferência foi dividida em componentes separados e convertida em montagem usando o gerenciador de pacotes NPM e gerenciamento de dependências usando NPM.

O processo de desenvolvimento se tornou mais conveniente para desenvolvedores de front-end que usam JavaScript.

Mudanças também foram feitas para melhorar a segurança do processo de conferência de áudio e vídeo, bem como para permitir o compartilhamento de tela usando a tecnologia WebRTC. Para OAuth, o protocolo TLS 1.2 está envolvido.

Por outro lado, menciona-se que foi adicionada a possibilidade de definir limites para o cliente NetTest (teste de qualidade da comunicação) e limites gerais para o número de clientes. Configurações implementadas para saída de captcha.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Adicionada opção para desativar a gravação.
  • Trabalho foi feito para melhorar a estabilidade das transmissões de áudio e vídeo.
  • A interface do usuário para exibir notificações usa a API de notificação da web, que permite usar mecanismos do sistema para exibir notificações na área de trabalho.
  • Traduções melhoradas no formulário de envio de convites, o fuso horário do usuário é exibido.
  • Adicionada a capacidade de definir e ajustar o tamanho dos blocos de vídeo dos participantes da conferência.
  • O formulário de convite mostra a hora no fuso horário do cliente.
  • O tamanho dos pods de vídeo pode ser fixo e configurável por usuário.
  • Captcha agora é configurável.

Para saber mais sobre essa versão do OpenMeetings, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Por fim, para os interessados ​​em obter esta nova versão, podem ir ao site oficial do projeto e na sua seção de downloads encontrarão os pacotes binários, bem como o código para sua compilação ou também uma imagem Docker já preparada.

Já para quem usa Arch Linux e derivados, você encontra o pacote já pronto no AUR.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile