Apple bloqueou 1.6 milhão de apps que fraudavam usuários em 2021

Como resultado de uma verificação rígida na sua App Store, a Apple bloqueou 1.6 milhão de apps que fraudavam usuários em 2021.

A Apple disse recentemente que bloqueou mais de 343.000 aplicativos iOS foram bloqueados pela equipe App Store App Review por violações de privacidade no ano passado, enquanto outros 157.000 foram rejeitados por tentar enganar ou enviar spam aos usuários iOS.

A empresa acrescentou que também bloqueou mais de 34.500 aplicativos de serem indexados na App Store porque estavam usando recursos não documentados ou ocultos.

A Apple também removeu mais 155.000 aplicativos para táticas de isca e troca, como adicionar novos recursos ou capacidades após a aprovação.

Ao longo de 2021, a equipe de revisão de aplicativos impediu que mais de 1,6 milhão de aplicativos e atualizações arriscados ou vulneráveis ​​chegassem à App Store e pudessem fraudar usuários.

Apple bloqueou 1.6 milhão de apps que fraudavam usuários em 2021

Apple bloqueou 1.6 milhão de app que fraudavam usuários em 2021
Apple bloqueou 1.6 milhão de app que fraudavam usuários em 2021

No ano passado, no primeiro relatório de análise de prevenção de fraudes da empresa, a Apple disse que quase 1 milhão de novos aplicativos problemáticos e quase 1 milhão de atualizações de aplicativos foram rejeitados ou removidos pela equipe de App Review.

A Apple diz que seus esforços para proteger os clientes de tentativas de fraude exigem o monitoramento e a vigilância de várias equipes focadas em diversas áreas, desde App Review até Discovery Fraud.

Apple bloqueou 1.6 milhão de app que fraudavam usuários em 2021
Apple bloqueou 1.6 milhão de app que fraudavam usuários em 2021

Relatório de análise de prevenção de fraudes da Apple 2021

“A Apple se dedica a manter a App Store um lugar seguro e confiável para as pessoas descobrirem e baixarem aplicativos”, disse a empresa no relatório deste ano.

“Um pilar fundamental nesse esforço é o trabalho contínuo da Apple detectando e tomando medidas contra os maus atores que procuram fraudar desenvolvedores e usuários.”

Os esforços da Apple para proteger os usuários contra fraudes são bem-vindos, visto que aplicativos fraudulentos conhecidos como fleeceware ainda são um grande problema na iOS App Store, conforme descoberto por pesquisadores da Avast no ano passado.

Esses aplicativos atraem os clientes com promessas de testes gratuitos, mas exigem custos excessivos de assinatura de milhares de dólares por ano.

Conforme relatado pela Avast, cerca de 200 desses aplicativos fleeceware com receita total estimada de mais de US$ 400 milhões nas lojas de aplicativos da Apple e do Google.

Um ano antes, os pesquisadores da Sophos também identificaram dezenas de aplicativos de fleeceware baixados por usuários do iOS aproximadamente 3.680.000 vezes e listados entre os aplicativos de maior bilheteria na App Store.

A Apple também acrescentou que conseguiu proteger seus clientes de US$ 1,5 bilhão em transações potencialmente fraudulentas ao longo de 2021.

Também bloqueou o uso de mais de 3,3 milhões de cartões roubados nas plataformas de lojas online da Apple e proibiu quase 600.000 contas de fazer transações novamente em suas plataformas.

“Para muitas pessoas, nenhum dado é mais sensível do que suas informações financeiras. É por isso que a Apple investiu enormemente na criação de tecnologias de pagamento mais seguras, como Apple Pay e StoreKit”, acrescentou a Apple.

“Essas tecnologias são usadas por mais de 905.000 aplicativos para vender produtos e serviços na App Store. Por exemplo, com o Apple Pay, os números de cartão de crédito nunca são compartilhados com os comerciantes – eliminando um fator de risco no processo de transação de pagamento.”

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.