Apple iOS 16.3 suporta chaves de segurança de hardware

Em sua mais recente atualização, o Apple iOS 16.3 suporta chaves de segurança de hardware. Conheça e confira os detalhes desse recuso.

As chaves de segurança de hardware são pequenos dispositivos físicos que se assemelham a pen drives e suportam USB-C (usando um adaptador) ou comunicação de campo próximo (NFC) para conectar a um Mac ou iPhone.

Esses dispositivos podem ser usados como a etapa de verificação adicional ao usar a autenticação de dois fatores para IDs da Apple, em vez do código de verificação regular de seis dígitos mostrado nos dispositivos.

Dito isso, recentemente a Apple lançou o iOS 16.3 com o tão esperado suporte para chaves de segurança de hardware para fornecer proteção extra contra ataques de phishing e acesso não autorizado aos seus dispositivos.

Apple iOS 16.3 suporta chaves de segurança de hardware

Apple iOS 16.3 suporta chaves de segurança de hardware
Apple iOS 16.3 suporta chaves de segurança de hardware

Como as chaves de segurança devem ser armazenadas em um chaveiro ou carteira e devem estar na presença de um dispositivo para autenticar um login, elas fornecem maior proteção contra agentes de ameaças que tentam fazer login em sua conta remotamente.

Por exemplo, os agentes de ameaças geralmente criam ataques de phishing que roubam credenciais de ID da Apple e as senhas únicas enviadas por meio de verificações 2FA.

No entanto, depois que um ID Apple é configurado com uma chave de segurança, mesmo que um ataque avançado de phishing possa roubar suas credenciais, o agente da ameaça remota não pode fazer login porque não tem acesso à sua chave de segurança de hardware.

Configurando uma chave de segurança no seu iPhone
Para usar uma chave de segurança com o iOS, a Apple exige que você tenha duas chaves – uma com você e outra armazenada em casa ou no escritório como reserva, caso você perca uma.

Para configurar a autenticação de chave de segurança em um iPhone, vá para Configurações > Clique em seu nome > Senha e segurança > e selecione Adicionar chave de segurança.

Apple iOS 16.3 suporta chaves de segurança de hardware
Apple iOS 16.3 suporta chaves de segurança de hardware – Adicionando uma chave de segurança ao iOS Fonte: BleepingComputer

Em seguida, você será solicitado a garantir que possui as duas chaves de segurança prontas e a adicionar a primeira segurando a seção NFC dourada de sua segurança na parte superior do telefone.

Assim que a chave de segurança for selecionada, você será solicitado a vincular a segunda chave de segurança.

Depois que ambos estiverem vinculados, você será solicitado a revisar a lista de dispositivos com os quais seu ID Apple está conectado no momento e se deseja desconectá-los.

Quando o processo de configuração estiver concluído, sempre que você precisar acessar seu ID Apple, seja para instalar aplicativos, fazer uma compra ou fazer login em outro dispositivo, você precisará pressionar sua chave de segurança na parte superior do telefone para concluir dois autenticação de fator.

O site BleepingComputer confirmou que o recurso funciona com YubiKey 5 NFC, YubiKey 5C NFC e Google Titan. A Apple diz que as chaves de segurança YubiKey 5Ci e FEITAN ePass K9 NFC também são compatíveis.

Se não quiser mais usar uma chave de segurança, retorne à configuração Chaves de segurança e clique em Remover todas as chaves de segurança. Depois que suas chaves de segurança forem removidas, você reverterá automaticamente para os códigos de verificação de seis dígitos.

Você pode revisar o artigo de suporte da Apple sobre esse recurso para obter mais informações sobre o uso de chaves de segurança com o Apple iOS.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.