Ardour 6.9 lançado com novo gerenciador de plug-ins, muitas melhorias

E foi lançado o Ardour 6.9 com novo gerenciador de plug-ins, muitas melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Ardour é uma aplicação de digital audio workstation, voltado para utilização profissional. Em resumo, o Ardour é um DAW livre desenvolvido sob licença GPL. Atualmente é suportado nas plataformas Linux, FreeBSD, Solaris, Mac OS X e Microsoft Windows.

Ou seja, esse aplicativo é um projeto de código aberto, o resultado de um esforço de colaborativo de uma equipe mundial, que inclui músicos, programadores e engenheiros de gravação profissional.

Agora, Ardour 6.9 foi lançado hoje com vários novos recursos, melhorias e muitas correções de bugs.

Novidades do Ardour 6.9

Ardour 6.9 lançado com novo gerenciador de plug-ins, muitas melhorias
Ardour 6.9 lançado com novo gerenciador de plug-ins, muitas melhorias

Cerca de um mês e meio após o Ardour 6.8, o lançamento do Ardour 6.9 está aqui para apresentar um gerenciador de plug-ins totalmente novo que mostra ao usuário uma lista completa de plug-ins disponíveis no sistema junto com os dados sobre cada um, permite classificar e filtrar plugins por marca, formato, nome ou tag, e permite que você escolha o melhor formato para cada plugin e oculte aqueles que não são úteis no momento.

O novo Gerenciador de plug-ins pode ser acessado no menu de nível superior da janela e vem com novos aplicativos de scanner independentes para plug-ins de formato AU e VST, capazes de escanear toda a sua biblioteca de plug-ins.

Além disso, a nova caixa de diálogo do scanner permite que os usuários ignorem plug-ins individuais sem cancelar todo o processo de digitalização ou você pode configurá-lo para expirar automaticamente ao fazer uma pausa.

O Ardour 6.9 também apresenta um novo controle GUI para bloquear alterações de patch MIDI durante o carregamento de uma sessão, novos itens de preferência para habilitar ou desabilitar o suporte a plug-ins VST2 e/ou VST3, suporte para plug-ins LV2 com várias portas Atom, como para o exemplo Sfizz Sintetizador musical baseado em e seu formato de instrumento SFZ, bem como ações explícitas para alternar entre visualizações de regiões empilhadas e sobrepostas.

Para completar, o Ardour 6.9 torna a edição de conteúdo deslizante mais facilmente acessível usando a combinação Ctrl + Shift + arrastar em qualquer lugar em uma região, melhora o suporte do Mackie Control, faz a gravação de loop funcionar novamente e calcula corretamente a duração da captura de MIDI ao fazer a gravação de loop, e implementa corretamente o alinhamento de captura de MIDI.

Por último, mas não menos importante, esta versão vem com um monte de melhorias nos recursos de gerenciamento de lista de reprodução do software, bem como algumas alterações Varispeed, traduções atualizadas e muitas correções de bugs, todas detalhadas nas notas de versão.

Para saber mais sobre essa versão do Ardour, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Ardour

Como não há binário para sistemas Linux, recomendo instalar o Ardour 6.9 a partir dos repositórios de sua distribuição.

Se você está se perguntando, não há versão disponível como pacotes Flatpak ou Snap. Sim, ele pode ser instalado a partir dos repositórios oficiais de muitas distribuições Linux, mas ainda levará alguns dias (ou mais) para que essa versão do Ardour apareça como uma atualização.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Ardour no Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Linux via Flatpak
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.