Ardour 8.1 lançado com suporte a arquivos MIDNAM e correções

E foi lançado o Ardour 8.1 lançado com suporte a arquivos MIDNAM e correções, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Ardour é uma aplicação de digital audio workstation, voltado para utilização profissional. Em resumo, o Ardour é um DAW livre desenvolvido sob licença GPL. Atualmente é suportado nas plataformas Linux, FreeBSD, Solaris, Mac OS X e Microsoft Windows.

Ou seja esse aplicativo é um projeto de código aberto, o resultado de um esforço de colaborativo de uma equipe mundial, que inclui músicos, programadores e engenheiros de gravação profissional.

Agora, o projeto lançou mais um atualização desse software, o Ardour 8.1.

Novidades do Ardour 8.1

Ardour 8.1 lançado com suporte a arquivos MIDNAM e correções
Ardour 8.1 lançado com suporte a arquivos MIDNAM e correções

Chegando menos de duas semanas após o Ardour 8.0, este primeiro lançamento pontual está aqui para melhorar o suporte para o controlador Novation Launchpad Pro, corrigindo nomes de portas MIDI e garantindo que funcione com todas as versões do ALSA (Advanced Linux Sound Architecture) no Linux.

O Ardour 8.1 também adiciona suporte a arquivos MIDNAM para Moog Subsequent 37, adiciona suporte para nomes de faixas ao consolidar intervalos e adiciona a capacidade de permitir rejeições com fontes específicas (arquivos) e nomes de regiões.

Além disso, atualiza a caixa de diálogo Varispeed para permitir o controle em unidades percentuais, além de semitons e centavos, e para garantir que o controle de transporte permaneça sincronizado com a velocidade real de transporte.

Também garante que apenas as notas MIDI selecionadas serão modificadas ao desenhar curvas de velocidade à mão livre (muito útil ao editar trilhas de bateria).

Entre os bugs corrigidos nesta versão, há uma correção para um travamento causado por certos plug-ins VST3 que se comportavam de maneira estranha, uma correção para eventos MIDI potencialmente duplicados com determinado roteamento de sinal e uma correção para um congelamento que ocorria ao ajustar um fade de região.

O Ardour 8.1 também corrige a lógica de seleção ao clicar com o botão do meio nas notas em um teclado de cabeçalho de trilha MIDI, o rótulo ausente na caixa de diálogo Insert Time, bem como um problema em que trilhas multicanais seriam reproduzidas em mono.

Fora isso, esta versão evita confusão no domínio do tempo (música/áudio) ao cortar regiões de áudio e MIDI, ajusta o sistema de compilação para acomodar versões mais recentes da biblioteca Kissfft e remove alguns detritos dos scripts do sistema de compilação.

Para saber mais sobre essa versão do Ardour, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Ardour

Como não há binário para sistemas Linux, recomendo instalar o Ardour mais recente a partir dos repositórios de sua distribuição.

Se você está se perguntando, não há versão disponível como pacotes Flatpak ou Snap. Sim, ele pode ser instalado a partir dos repositórios oficiais de muitas distribuições Linux, mas ainda levará alguns dias (ou mais) para que essa versão do Ardour apareça como uma atualização.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Ardour no Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Linux via Flatpak
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.