Arduino IDE 2 lançado com melhorias na interface de usuário

E foi lançado o Arduino IDE 2 com melhorias na interface de usuário. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Arduino, deve saber que se trata de uma empresa de desenvolvimento de software e hardware e que oferece um IDE que suporta mais de 1000 placas de desenvolvimento da família Arduino, oficiais ou não.

Até agora, o Arduino IDE oferece uma interface simples e clara, suficiente para a maioria dos usuários, incluindo os novos na plataforma.

Enquanto os usuários mais experientes o criticam por suas capacidades de edição limitadas em comparação com os editores modernos.

Além disso, eles ainda exigem recursos avançados de depuração, com a capacidade de percorrer o código, verificar o conteúdo da variável, a memória e os registros em pontos de interrupção.

O IDE em suas versões atuais 1.x é desenvolvido em Java e sua base de código monolítica torna difícil implementar esses recursos avançados em uma infinidade de plataformas e sistemas operacionais.

O código começou a ser refatorado em 2018 com grandes mudanças, além da ferramenta arduino-cli oferece todos os recursos IDE básicos que usuários avançados podem integrar no IDE profissional de sua escolha. Arduino-cli foi escrito em Golang.

Em 2019, o “Arduino pro IDE” foi lançado na versão Alpha. Este novo IDE construído em arduino-cli é baseado em uma pilha de software moderna (Theia e Electron).

A equipe do Arduino anunciou que a primeira versão estável do Arduino IDE 2.0 já está disponível.

Novidades do Arduino IDE 2

Arduino IDE 2 lançado com melhorias na interface de usuário
Arduino IDE 2 lançado com melhorias na interface de usuário

Com base na estrutura Eclipse Theia, o novo IDE oferece uma interface de usuário mais moderna e fácil de usar, tempo de compilação mais rápido e mais recursos que discutiremos neste post.

O Arduino introduziu inicialmente o Arduino IDE 2.0 beta em março de 2021 com um depurador ao vivo com suporte a pontos de interrupção, uma interface de usuário renovada com recursos como preenchimento automático de variáveis ​​e funções.

Após 18 meses de depuração com a ajuda de membros da comunidade como Paul Stoffregen (fabricante das placas Teensy), o Arduino IDE 2.0 não é mais um software experimental, e é a primeira versão que você veria na página de download .

O Arduino IDE 2.0 está disponível para Windows 10 de 64 bits e mais recente, Linux X86-64 e macOS 10.14 “Mojave” ou mais recente. Se você já instalou o Arduino 1.x, ele informará sobre atualizações para suas bibliotecas e placas instaladas, e você poderá acessar facilmente seus Sketches existentes após a instalação.

Vamos passar por alguns dos novos recursos.

Existem algumas mudanças óbvias na interface do usuário com acesso rápido ao seu Sketchbook, placas, bibliotecas e depurador ao vivo no lado esquerdo, e o preenchimento automático, como mostrado acima, deve acelerar a escrita do seu código quando você estiver acostumado.

Também nos dizem que a compilação de código deve ser mais rápida.

Arduino IDE 2 lançado com melhorias na interface de usuário
Arduino IDE 2 lançado com melhorias na interface de usuário

A primeira compilação demora um pouco na nova versão também, mas as compilações subsequentes são muito mais rápidas com um esboço do Arduino para a placa Seeed XIAO BLE levando 38 segundos para reconstruir no Arduino 1.8.19 contra apenas 5 segundos no Arduino 2.0.0.

Um recurso potencialmente útil que eu não percebi durante a versão beta, ou que ainda não foi implementado, é o plotter serial que pode exibir dados enviados para o terminal serial.

O Arduino IDE 2.0 também suporta o modo escuro, você pode salvar seus Sketches na Nuvem do Arduino através da integração Remote Sketchbook, facilitando o trabalho em vários computadores e, por último, mas não menos importante, o IDE agora pode se atualizar quando uma nova versão estiver disponível, e não há necessidade de baixar a nova versão manualmente do site do Arduino.

O lançamento do Arduino IDE 2.0 não significa necessariamente que você pode desinstalar o Arduino IDE 1.8, pois embora as placas Arduino oficiais devam ser bem suportadas, placas de terceiros ainda podem ser experimentais/em beta no novo IDE, como é o caso de Teensy para IDE 2.0, por exemplo.

Mas daqui para frente, a documentação provavelmente deve ser escrita para o novo IDE, a menos que ainda não esteja funcionando perfeitamente.

Para saber mais sobre essa versão do Arduino IDE, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Arduino IDE

A versão beta pode ser baixada para Windows x86-64bit, Linux ou macOS, embora o Arduino ainda use software experimental e avise sobre possíveis bugs.

Use o tutorial abaixo como referência para instalar o beta depois de baixá-lo:
Como instalar o Arduino IDE no Linux e começar a desenhar

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.