Armbian 24.2 lançado com suporte para mais dispositivos

E foi lançado o Armbian 24.2 suporte para mais dispositivos, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Armbian é um sistema operacional leve baseado em Debian ou Ubuntu Linux especializado para placas de desenvolvimento ARM. Suporta uma ampla variedade de SBCs, como Orange Pi, Banana Pi, Odroid, PINE64 incluindo SoCs de Allwinner, Rockchip e muito mais.

Enfim, o Armbian é uma estrutura de construção de computação que permite aos usuários criar imagens prontas para uso com kernels de trabalho em configurações de espaço de usuário variável para vários computadores de placa única.

Ele fornece várias imagens pré-construídas para algumas placas compatíveis.

E, agora, a comunidade Armbian anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Armbian 24.2.1 como o mais recente lançamento estável deste promissor sistema operacional baseado em Debian e Ubuntu para dispositivos ARM e sistemas x86.

Novidades do Armbian 24.2.1

Armbian 24.2 lançado com suporte para mais dispositivos
Armbian 24.2 lançado com suporte para mais dispositivos

Armbian 24.2 está aqui dois meses após Armbian 23.11 e também é o primeiro lançamento do projeto em 2024.

A nova versão traz suporte para mais dispositivos, incluindo o computador de placa única ASUS Tinker Edge R para aplicações de IA, o desenvolvimento Orange Pi Zero 3 placa, o Radxa ROCK S0 SBC e o smartphone Xiaomi Mi 10.

Por outro lado, Armbian 24.2 está aqui para melhorar o suporte para ODROID-M1, Khadas Edge, Khadas Edge 2, JetHome JetHub H1, JetHome JetHub D1, Khadas VIM1S, Khadas VIM4, Orange Pi One, Raspberry Pi 5, ROCK Pi S, e computadores de placa única Mixtile Blade 3, bem como alguns dispositivos com tecnologia Rockchip.

No anúncio de lançamento, os desenvolvedores disseram que:

“Nossa equipe otimizou o desempenho dos consoles HDMI em dispositivos Khadas VIM1S e VIM4, aliviando a lentidão anterior. Além disso, abordamos com sucesso as complexidades da manutenção de patches Rockchip, simplificando as operações para maior estabilidade.”

Embora o Armbian 23.11 tenha adicionado suporte inicial para o kernel Linux 6.6 LTS, parece que o Armbian 24.2 transfere todos os kernels atuais para o Linux 6.6 LTS, incorporando as melhorias mais recentes.

Além disso, a estrutura de construção Armbian recebeu suporte para a próxima série de sistemas operacionais Ubuntu 24.04 LTS “Noble Numbat”.

É claro que vários problemas foram resolvidos nesta atualização para uma experiência mais estável, rápida e confiável.

Correções de bugs notáveis ​​incluem resolver o problema de resolução de DNS com Debian 12 Bookworm, comando quebrado docker-shell, um erro ao remover pacotes BSP e um problema de desktop Cinnamon no Khadas VIM4.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

A página de download do projeto fornece uma lista de dispositivos suportados

A versão mais recente no momento em que este artigo foi escrito é 24.2.3, com novas imagens para a placa Bigtreetech CB1.

Baixe e experimente o Armbian 24.2.1

A imagem ISO do Armbian 24.2.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.