Asahi Linux ganhou suporte experimental para Apple M2

Em sua mais recente atualização, o Asahi Linux ganhou suporte experimental para Apple M2, o primeiro passo para oferecer suporte completo.

Já tem tempo que o pessoal do Projeto Asahi está trabalhando para trazer o Linux para Macs com Apple Silicon. Eles tem trabalhado continuamente para trazer o suporte ao Apple M1 no Linux.

Agora, indo além do M1, o Asahi Linux lançou uma atualização com suporte inicial para o Mac Studio alimentado pelo M1 Ultra SoC, além de ter suporte inicial (experimental) para o novo hardware Apple M2.

Asahi Linux ganhou suporte experimental para Apple M2

Asahi Linux ganhou suporte experimental para Apple M2
Asahi Linux ganhou suporte experimental para Apple M2

O Asahi Linux publicou sua mais recente atualização de software com seu mais recente suporte ao Apple M1/M2 Linux, vários dos quais ainda precisam ser atualizados. Com esta atualização de software, também há uma nova postagem no blog do Asahi Linux com o relatório de status de julho de 2022.

A equipe de código aberto fazendo engenharia reversa do Apple Silicon e trabalhando no suporte ao driver Linux tem o sistema Mac Studio agora em forma decente para esta última versão de software, o suporte Apple Bluetooth está sendo trabalhado e deve começar a trabalhar com as atualizações de software mais recentes, e há o suporte experimental M2.

O Asahi Linux conseguiu trazer o suporte M2 rapidamente. Mas o suporte M2 é considerado “ainda mais experimental que o suporte M1, então espere bugs”, o teclado não funciona em U-Boot/GRUB, e apenas o M2 MacBook Pro de 13 polegadas foi testado até agora.

O Asahi Linux também vem progredindo no manuseio do trackpad, saída HDMI mais confiável e o grande esforço de aumentar a aceleração da GPU para o M1/M2.

Mais detalhes sobre o estado atual da execução do Linux no hardware Apple M1/M2 podem ser encontrados em AsahiLinux.org.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.