Asahi Linux lançou seu driver para a GPU dos chips da Apple

Para conseguir aproveitar melhor o hardware dos Macs com procesador M1 e M2, o Asahi Linux lançou seu driver para a GPU dos chips da Apple.

Os novos dispositivos da Apple baseados na arquitetura arm64 com chips M1 e M2 são excelentes, mas limitados ao conhecido macOS. No entanto, e se você quiser rodar o Linux neles?

Asahi é uma distribuição Linux com a missão de tornar isso uma realidade. É um projeto e uma comunidade dedicada a trazer o Linux para Apple Silicon Macs.

Além disso, a popularidade da distribuição disparou depois que Linus Torvalds declarou no final de julho que estava anunciando o kernel Linux 5.19 do M2 MacBook Air rodando o kernel Asahi Linux. É possível para uma distribuição Linux esperar uma publicidade melhor do que esta?

Nos últimos dois anos, a equipe da Asahi trabalhou incansavelmente para adaptar o Linux aos dispositivos M1 e M2 da Apple.

Previsivelmente, a parte mais desafiadora são os drivers de hardware, já que a Apple praticamente não oferece nenhuma documentação para isso, então tudo se resume a horas intermináveis de engenharia reversa.

Mas agora veio a grande novidade: a equipe do Asahi Linux anunciou oficialmente a primeira versão pública de seu driver GPU Apple Silicon.

Asahi Linux lançou seu driver para a GPU dos chips da Apple

Asahi Linux lançou seu driver para a GPU dos chips da Apple
Asahi Linux lançou seu driver para a GPU dos chips da Apple

Sim. Os desenvolvedores do Asahi Linux anunciaram o primeiro lançamento público do driver Apple Silicon GPU, trazendo suporte OpenGL para todos os sistemas Apple M-series.

“Temos trabalhado duro nos últimos dois anos para trazer esse novo piloto para todos e estamos muito orgulhosos de finalmente estar aqui. Este ainda é um driver alfa, mas já é bom o suficiente para executar uma experiência de desktop suave e alguns jogos.”

O driver da GPU Asahi inclui suporte para OpenGL 2.1 e OpenGL ES 2.0 para todos os sistemas baseados em Apple M1 e M2.

Se você não estiver familiarizado com o OpenGL, é uma API multiplataforma e multilíngue que oferece aos usuários várias funções para renderizar gráficos vetoriais 2D e 3D.

Graças ao novo driver, os usuários do Asahi Linux agora podem se beneficiar da aceleração de hardware, que oferece uma experiência de usuário suave em ambientes de desktop como GNOME e KDE. Além disso, até mesmo jogar vários jogos 3D mais antigos, por exemplo, Quake3, é possível.

A próxima etapa é adicionar suporte para Vulkan, uma API de gráficos e computação de nova geração para acesso multiplataforma de alta eficiência às GPUs.

De acordo com os desenvolvedores da Asahi, o trabalho já começou e eles reutilizarão muito do trabalho que está sendo feito atualmente para o driver OpenGL no fornecimento de suporte ao Vulkan.

Para obter mais detalhes sobre o primeiro lançamento público do driver Silicon GPU Asahi Linux da Apple, visite o anúncio oficial.

Para experimentar o driver, você precisa executar o kernel linux-asahi-edge e instalar o pacote mesa-asahi-edge Mesa. Lembre-se de que o Pacman solicitará que você substitua mesa pelo pacote mesa-asahi-edge porque você pode instalar apenas uma versão do Mesa por vez.
sudo pacman -Syu
sudo pacman -S linux-asahi-edge mesa-asahi-edge
sudo update-grub

Por fim, os desenvolvedores do Asahi Linux recomendam que o novo driver seja usado com o Wayland em vez do Xorg.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.