Asterisk 21 lançado com uma limpeza de módulos obsoletos

E foi lançado o Asterisk 21 lançado com uma limpeza de módulos obsoletos, e muito mais. Confira os detalhes dessa importante atualização.

Asterisk é um poderoso software que é usado para implementar software PBXs, sistemas de comunicação de voz, gateways VoIP, organizar sistemas IVR (menu de voz), correio chamadas, teleconferências e centros de atendimento e que o código-fonte do projeto está disponível sob a licença GPLv2.

Enfim, o Asterisk é um programa de software gratuito que fornece funcionalidades de central telefônica.

Talvez o mais interessante sobre o Asterisk é que ele reconhece muitos protocolos VoIP como SIP, H.323, IAX e MGCP. O Asterisk pode interoperar com terminais IP agindo como um registrador e como um gateway entre os dois.

Um dos pontos fortes do software Asterisk é que ele permite a unificação de tecnologias: VoIP, GSM e PSTN.

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do Asterisk 21, que é promovida como um lançamento regular, com atualizações implementadas ao longo de um período de dois anos, o que difere das versões LTS, como a versão anterior do Asterisk 20, essas versões LTS possuem 5 anos de suporte.

Novidades do Asterisk 21

Asterisk 21 lançado com uma limpeza de módulos obsoletos
Asterisk 21 lançado com uma limpeza de módulos obsoletos

Nesta nova versão do Asterisk 21, diversas melhorias foram integradas aos módulos, suas capacidades foram ampliadas, bem como módulos e funções foram eliminados.

E no Asterisk 21, em termos de melhorias do módulo, destacam-se as melhorias no módulo res_pjsip_pubsub, no qual suas capacidades foram ampliadas adicionando pilhas PJSIP adicionais à pilha SIP para a troca distribuída de dados de status do dispositivo via Jabber/XMPP Extensão PubSub (envio de notificações via assinatura), bem como adição de body_type a test_handler para teste de unidade

É mencionado que as APIs res_pjsip_pubsub existentes são um tanto limitadas no que podem fazer, mas graças aos recursos adicionais implementados, elas ganharam funções mais ricas em recursos.

Outro módulo que recebeu melhorias nesta nova versão é o módulo sig_analog para canais analógicos FXS, que inclui a função CSH, que permite ao usuário colocar em espera uma chamada iniciada, desligar e retomar a conversa levantando o monofone de outro telefone na posição a mesma linha.

Para gerenciar a retenção de chamadas, é proposta uma configuração chamada assinante em espera.

Além disso, os aplicativos SLAStation e SLATrunk foram movidos do módulo app_meetme para app_sla, assim como a configuração users.conf agora está obsoleta e será removida em uma versão futura do Asterisk.

Quanto aos módulos obsoletos nesta nova versão, é mencionado o res_monitor, que está obsoleto desde o Asterisk 16 e agora está sendo eliminado de acordo com a política de descontinuação do módulo Asterisk.

Isso também remove as opções ‘w’ e ‘W’ para app_queue. Com isso, MixMonitor agora deve ser a opção padrão e única para todas as configurações que anteriormente utilizavam Monitor ou MixMonitor.

app_macro é outro dos módulos que foram removidos, pois foi declarado obsoleto no Asterisk 16. É mencionado que para a maioria dos módulos que interagiram com app_macro,

Esta alteração limita-se a interromper a busca no contexto atual do macrocontexto quando este for estabelecido e é mencionado que a alteração tem impactos adicionais nos seguintes módulos: app_dial que não é mais compatível com a macro M^ conectada/redirecionada, app_minivm em que amostras escritas com macro não funcionarão mais, app_queue em que uma macro não pode mais ser chamada (recomenda-se usar gosub que é atualmente suportado),

Das outras mudanças que se destacam no Asterisk 21, temos:

  • A função ast_gethostbyname() foi descontinuada e deve ser substituída pelas funções ast_sockaddr_resolve() e ast_sockaddr_resolve_first_af().
  • Na função res_pjsip_header_funcs, o argumento do prefixo em PJSIP_HEADERS tornou-se opcional (se não for especificado, todos os cabeçalhos serão retornados).
  • No servidor http (AstHTTP – AMI sobre HTTP), a exibição da página de status foi simplificada (o endereço e a porta agora são exibidos em uma linha).
  • O módulo app_osploo foi removido, pois foi declarado obsoleto no Asterisk 19
  • O módulo chan_alsa foi removido, pois foi declarado obsoleto no Asterisk 19.
  • O módulo chan_sip foi removido, pois foi declarado obsoleto no Asterisk 17.
  • app_audiosocket: Corrigido o tempo limite com -1 para evitar um loop ocupado.
  • download_externals: corrige alguns problemas relacionados à versão

Para saber mais sobre essa versão do Asterisk, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Asterisk

O Asterisk está disponível por padrão na maioria das distribuições Linux, pportanto, para instalar ele, basta usar o gerenciador de pacotes de sua distro.

Ou
Para instalar a versão mais recente do Asterisk nas principais distribuições Linux, use esse os arquivos disponíveis nesse endereço.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.