Asus N51051-IM-A, uma placa-mãe mini-ITX industrial compacta

Conheça a Asus N51051-IM-A, uma placa-mãe mini-ITX industrial compacta que aproveita processadores de baixo custo e baixo consumo de energia da Intel.

A Asus já mostrou um mini PC baseado em Jasper Lake recentemente. Agora eles revelaram o N51051-IM-A, uma nova placa-mãe compacta que aproveita um dos processadores de 10 nm de baixo custo e baixo consumo de energia da Intel.

Asus N51051-IM-A, uma placa-mãe mini-ITX industrial compacta

Asus N51051-IM-A, uma placa-mãe mini-ITX industrial compacta
Asus N51051-IM-A, uma placa-mãe mini-ITX industrial compacta

A Asus obviamente não está escondendo o fato de que a placa utiliza um chip Celeron N5105 de 10W. O N5105 quad-core pode lidar com quatro threads simultâneos e tem clock de 2 GHz – subindo para 2,9 GHz quando o Turbo Boost entra em ação.

Mesmo na velocidade de clock mais alta, o dissipador de calor de cobre da Asus fornece resfriamento suficiente. Fanless Tech observa que parece ser o mesmo dissipador de calor que a Asus usou com ofertas semelhantes que ostentavam processadores Apollo Lake.

A placa possui um par de slots SO-DIMM, quatro portas USB na parte traseira e mais através de dois conectores integrados, um único slot PCIe 3.0 x1, Ethernet gigabit e saídas HDMI e VGA (há um conector LVDS na placa também).

Ele também possui um punhado de portas seriais e um conector RJ11 que informa que esta provavelmente não será a placa que você usará para construir seu próximo set-top PC silencioso.

Não, o N51051-IM-A é voltado para IoT e aplicações industriais. É um bom ajuste para configurações de varejo também, com todas as opções de E/S (incluindo 6 portas seriais de 9 pinos) necessárias para operar gavetas de dinheiro, leitores de cartão e monitores de ponto de venda secundários.

A Asus ainda não publicou especificações completas para o N51051-IM-A em seu site, nem publicou informações sobre preços ou disponibilidade.

As opções de Jasper Lake ainda são bastante limitadas agora, embora você possa comprar o Chuwi HeroBox por cerca de US$ 200 se você não se importar em mudar para o chip Celeron N4500 um pouco menos potente… e você não está procurando conectar meia dúzia de periféricos seriais.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.