Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Atualização recente do Netflix quebrou a reprodução em tela dividida

Uma atualização recente do Netflix quebrou a reprodução em tela dividida. Confira os detalhes desse problema e veja como resolvê-lo.

A Netflix dá e a Netflix tira. Por muito tempo, você nem conseguia reproduzir o Netflix em smart TV’s com assistente, embora isso já tenha sido corrigido.

Este pequeno passo à frente é acompanhado por um igualmente confuso passo atrás, já que recentemente, o Netflix perdeu a capacidade de fazer multitarefa de janela dividida – mesmo se você ativá-la à força, a reprodução será interrompida se você interagir com uma segunda janela.

Atualização recente do Netflix quebrou a reprodução em tela dividida

Atualização recente do Netflix quebrou a reprodução em tela dividida

Para ser claro, o aplicativo Netflix oficialmente não oferece suporte para isso (pelo que podemos dizer) e, por padrão, você não terá a opção de usá-lo nos modos de divisão ou janela múltipla na maioria dos telefones.

Mas, existem maneiras de forçar o funcionamento de qualquer maneira, como alternar a configuração “forçar atividades a serem redimensionáveis” nas opções do desenvolvedor ou usar MultiStar em dispositivos Samsung no Good Lock.

Alguns outros telefones, como o LG V60 em seu case Dual Screen, também permitem que um aplicativo ocupe uma tela inteira separadamente do modo de forma livre ou janela dividida – francamente, isso é um pouco inconsistente em diferentes dispositivos Android.

Independentemente de como você conseguiu fazer, as versões do aplicativo Netflix anteriores a 7.64.0 eram capazes de acomodar a reprodução mesmo quando perdiam o foco nos modos de janela dividida, janela múltipla ou tela múltipla.

Para aqueles que não estão familiarizados, o Android realmente trata apenas um aplicativo como totalmente ativo ou “superior” e o destinatário do estado “RETOMADO”.

Todos os detalhes técnicos aqui, mas em resumo, um aplicativo sempre recebe mais atenção e é o último com o qual você interagiu.

No caso de aplicativos de vídeo, para funcionar no modo de divisão ou janela múltipla, eles precisam ter uma lógica específica agrupada que responda adequadamente à perda de foco quando você interage com outro aplicativo.

Esse é o tipo de coisa que a maioria dos aplicativos atualizou para acomodar em 2016 e 2017. E por qualquer motivo, o Netflix mudou especificamente essa lógica para remover o suporte adequado após 7.64.0 no início de julho.

Embora isso seja apenas um pequeno inconveniente na maioria dos telefones – onde a reprodução de vídeo em janela dividida não é uma grande conveniência e você ainda pode usar o modo picture-in-picture – alguns dispositivos Android mais recentes, como o LG V60, podem ter um formato totalmente separado segunda tela, tornando-os perfeitos para exibir um vídeo ou filme em uma tela por si só.

Como apontado por Juan Bagnell, isso o torna uma grande chatice para os proprietários desses telefones.

Em testes, essa mudança parece ter acontecido após a V7.64.0 do aplicativo Android.

Reverter para essa versão ou anterior corrige o comportamento (e você pode fazer o download aqui no APK Mirror), mas essa é uma solução temporária, na melhor das hipóteses.

A Netflix tem o hábito de, eventualmente, bloquear o funcionamento de versões mais antigas de seu aplicativo – provavelmente para proteger seu conteúdo de ser facilmente copiado ou baixado, embora isso realmente não faça diferença para a pirataria.

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo