Audacious 4.3 Beta lançado com plug-in de saída PipeWire nativo

E foi lançado o Audacious 4.3 Beta com plug-in de saída PipeWire nativo, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

O reprodutor Audacious é um incrível player de áudio de código aberto, um descendente do XMMS com foco no baixo consumo de recursos, na alta qualidade de áudio e no suporte para uma ampla gama de formatos de áudio.

Esse aplicativo é desenvolvido com baixo uso de recursos e alta qualidade de áudio em mente. Ele vem com plugins como hotkeys globais, letras, MPRIS v2, Scrobbler, Spectrum Analyzer, efeitos como Crystalizer, Voice Removal, Crossfade, Extra Stereo e muito mais.

Além disso, sua interface Winamp-like suporta as capas de Winshamp 2.x wsz, e ele contém reprodução contínua embutida e suporta plugins e peles do Winamp 2.

Esse é um software que teve sua primeira versão lançada em 1997, mas o fez sob o nome de XMMS. Era uma alternativa gratuita ao famoso Windows WinAmp e mais tarde foi renomeada como Audacious.

Agora, o reprodutor de áudio avançado Audacious de código aberto, multiplataforma e gratuito foi atualizado para a versão 4.2, uma versão importante que adiciona vários novos recursos interessantes e muitas correções de bugs.

Novidades do Audacious 4.3 Beta

Audacious 4.3 Beta lançado com plug-in de saída PipeWire nativo
Audacious 4.3 Beta lançado com plug-in de saída PipeWire nativo

Os usuários de Linux de longa data provavelmente têm boas lembranças do reprodutor de áudio XMMS de duas décadas atrás. Para aqueles que gostavam do XMMS antigamente, o Audacious continua sendo atualizado como um fork moderno do XMMS.

E, na semana passada, lançado foi o primeiro beta do próximo player de música Audacious 4.3.

O mais notável com o Audacious 4.3 é que agora ele adiciona um plug-in de saída PipeWire nativo.

O Audacious 4.3 também adiciona um plug-in de decodificador de áudio Opus, e o suporte para GTK3 foi restaurado enquanto ainda é padronizado para GTK2.

A porta do kit de ferramentas Qt6 do jogador Audacious agora também é considerada madura, mas no lado Qt ainda será padrão para Qt5.

O Audacious 4.3 também poliu seu suporte ao sistema de compilação Meson para que agora esteja completo, agora há manipulação para fluxos de áudio Ogg FLAC, suporte para leitura de tags de letras incorporadas e uma variedade de outros novos recursos e correções.

Para saber mais sobre essa versão do Audacious, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Audacious

Você pode baixar o Audacious 4.3 Beta agora mesmo a partir do site oficial, onde também encontrará instruções sobre como instalar o aplicativo no Arch Linux, Fedora Linux, Debian GNU/Linux, Ubuntu, Linux Mint e Gentoo.

Além disso, nos próximos dias, ele deverá aparecer nos centros de software das diferentes distribuições Linux.

Para instalar a versão mais recente do Audacious no Linux, use esses tutoriais:
Como instalar o reprodutor Audacious no Linux via Flatpak
Como instalar versão mais recente do Audacious no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.