AV Linux MX-21 lançado com base no MX Linux 21 e kernel 5.15 LTS

E foi lançado o AV Linux MX-21 com base no MX Linux 21 e kernel 5.15 LTS, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O AV Linux é uma distribuição versátil baseada no Debian, com uma grande coleção de softwares de produção de áudio e vídeo.

Além disso, também inclui um kernel personalizado com threading IRQ habilitado para desempenho de áudio de baixa latência.

O AV Linux pode ser executado diretamente de um DVD live ou de um dispositivo de armazenamento USB ativo, embora também possa ser instalado em um disco rígido e usado como um sistema operacional de uso geral para tarefas cotidianas.

Agora, os desenvolvedores por trás da distribuição de produção multimídia AV Linux anunciaram o lançamento de uma nova versão principal derivada do último lançamento do MX Linux, o AV Linux MX-21.

Novidades do AV Linux MX-21

AV Linux MX-21 lançado com base no MX Linux 21 e kernel 5.15 LTS
AV Linux MX-21 lançado com base no MX Linux 21 e kernel 5.15 LTS

Apelidado de “Consciousness” e baseado nas distribuições MX Linux 21 AHS (Advanced Hardware Support) e Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”, o AV Linux MX-21 está aqui cerca de oito meses após o lançamento anterior com um novo esquema de nomenclatura para se alinhar com Lançamentos do MX Linux e várias outras mudanças.

O AV Linux MX-21 é construído do zero com as ferramentas usadas para construir a distribuição MX Linux.

Essa versão é baseada na edição AHS do MX Linux 21, o que significa que é fornecido com o kernel Linux 5.15 LTS e uma pilha de gráficos Mesa mais recente para melhor suporte de hardware. Mas, devido a essa mudança, o AV Linux não suporta mais sistemas de 32 bits.

O kernel Liquorix é usado por padrão nesta versão, que é um kernel de alto desempenho configurado para streaming e requisitos de latência ultrabaixa para produção de multimídia.

Segundo os desenvolvedores:

“Esta nova versão foi completamente construída desde o início e é a primeira versão a não ser um ‘Respin’ de um sistema existente e foi construída com as mesmas ferramentas que são usadas para construir MX e antiX.”

Falando sobre produção multimídia, o AV Linux MX-21 vem com novos pacotes MX Multimedia para fornecer aos usuários muitas ferramentas excelentes para produção de áudio e vídeo, novo suporte Yabridge para plugins VST do Windows, juntamente com uma nova interface gráfica YADbridge para Yabridge .

Ele também possui pacotes expandidos de plug-ins e fontes personalizados AVL-MXE, bem como um novo utilitário chamado BPM Converter para converter batidas por minuto de qualquer música.

Como esta versão é baseada no MX Linux 21, ela vem com o melhor e mais recente ambiente de desktop Xfce 4.16, que foi personalizado com novos temas de ícones Suru++ e Papirus, novos temas planos Diehard Xfce4/Openbox, uma nova tela inicial, novos papéis de parede 4K e uma nova ferramenta geradora de papel de parede gradiente.

AV Linux MX-21 lançado com base no MX Linux 21 e kernel 5.15 LTS
AV Linux MX-21 lançado com base no MX Linux 21 e kernel 5.15 LTS

Além disso, o instalador do pacote GDebi foi substituído pelo Thunar Custom Action.

Para completar, uma nova ferramenta modular AV Linux Assistant também está disponível nesta versão, baseada no YAD (Yet Another Dialog), e o Manual do Usuário foi amplamente aprimorado.

Entre outras mudanças dignas de nota, o AV Linux MX-21 adiciona suporte para pacotes AppImage, mas descontinua o suporte para o repositório AV Linux RT Kernel e todos os outros repositórios usados ​​em versões anteriores fora dos MX Linux.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o AV Linux MX-21

A imagem ISO do AV Linux MX-21 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.