Avast lançou um decodificador gratuito para variantes do Hades

Avast lançou um decodificador gratuito para variantes do Hades, incluindo MafiaWare666, Jcrypt, RIP Lmao e BrutusptCrypt.

A Avast lançou um decodificador para variantes do ransomware Hades conhecido como ‘MafiaWare666’, ‘Jcrypt’, ‘RIP Lmao’ e ‘BrutusptCrypt’, permitindo que as vítimas recuperem seus arquivos gratuitamente.

Avast lançou um decodificador gratuito para variantes do Hades

Avast lançou um decodificador gratuito para variantes do Hades
Avast lançou um decodificador gratuito para variantes do Hades – Mensagem vista pelas vítimas do MafiaWare666 (Avast)

A empresa de segurança diz que descobriu uma falha no esquema de criptografia da cepa Hades, permitindo que algumas das variantes fossem desbloqueadas. No entanto, isso pode não se aplicar a amostras mais novas ou desconhecidas que usam um sistema de criptografia diferente.

Utilizando a ferramenta da Avast, as vítimas das variantes de ransomware suportadas podem descriptografar e acessar seus arquivos novamente sem pagar resgate aos invasores, que varia entre US$ 50 e US$ 300.

No entanto, as demandas de resgate atingiram dezenas de milhares em alguns casos.

Deve-se notar que esta família de ransomware Hades é diferente do ransomware Hades usado pela Evil Corp em um ataque ao ForwardAir.

O ransomware Hades visado por esse criptografador é uma operação de nível inferior que não realizou roubo de dados e ataques de extorsão dupla.

Usando o decodificador Hades
O decodificador Avast suporta apenas arquivos criptografados por variantes específicas da família de ransomware Hades. Essas variantes incluem as seguintes extensões e strings anexadas/anteriores ao nome de um arquivo criptografado:

  • .MafiaWare666
  • .jcrypt
  • .brutusptCrypt
  • .bmcrypt
  • .cyberone
  • .l33ch

Se você foi afetado por uma dessas variantes, você pode baixar o decodificador gratuito aqui, executar o executável, selecionar a unidade que contém os arquivos criptografados e apontar a ferramenta para um par de amostra de arquivos criptografados e originais.

Avast lançou um decodificador gratuito para variantes do Hades
Avast lançou um decodificador gratuito para variantes do Hades

Aqueles que possuem uma senha válida para descriptografar os arquivos, mas não conseguiram fazer o decodificador fornecido por Hades funcionar, podem marcar a caixa e fornecê-la na ferramenta do Avast.

A maioria das vítimas não tem uma senha, então eles terão que esperar que a ferramenta do Avast a decifre manualmente, o que pode levar algum tempo.
ferramenta do Avast a decifre
Depois que a senha é encontrada, os usuários podem iniciar o processo de descriptografia. Nesta fase, é altamente recomendável marcar as caixas para fazer backup dos arquivos criptografados e executar a ferramenta como administrador.
backup dos arquivos criptografados
É importante ressaltar que você deve habilitar a opção de fazer backup de arquivos criptografados, pois se houver algum problema com o descriptografador, os arquivos criptografados podem ficar ainda mais corrompidos.

Para um guia passo a passo sobre como usar o decodificador, você pode ler a postagem do blog da Avast.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.