AYA lançou os consoles Neo 2S e Geek 1S com chips Ryzen 7000U

Dando sequencia a sua campanha de vender PCs portáteis para jogos, a AYA lançou os consoles Neo 2S e Geek 1S com chips Ryzen 7000U.

Sim. Menos de meio ano após o lançamento dos PCs portáteis para jogos AYA Neo 2 e AYA Neo Geek com processadores AMD Ryzen 7 6800U, a AYA revelou planos para modelos atualizados equipados com chips Ryzen 7 7000U series (embora eu não ficaria surpreso se a empresa acaba usando os novos processadores da série Z1 da AMD, que são projetados para portáteis).

AYA lançou os consoles Neo 2S e Geek 1S com chips Ryzen 7000U

AYA lançou os consoles Neo 2S e Geek 1S com chips Ryzen 7000U
AYA lançou os consoles Neo 2S e Geek 1S com chips Ryzen 7000U

Na maior parte, os próximos AYA Neo 2S e AYA Neo Geek 1S serão quase idênticos aos modelos que você já pode comprar.

Mas a AYA diz que os novos modelos apresentarão os chips AMD mais recentes com núcleos de CPU Zen 4, gráficos RDNA 3 e sistemas de resfriamento atualizados com fluxo de ar e dissipação de calor aprimorados.

A empresa diz que ainda são atualizações bastante pequenas que não exigiram novos moldes de caixa. Na verdade, os novos modelos são tão semelhantes que a AYA planeja vender kits de atualização de placa-mãe para clientes que desejam transformar efetivamente um AYA Neo 2 em um 2S.

Dito isso, parece provável que os novos modelos possam ser um pouco mais caros – a AYA diz que continuará a vender portáteis com processadores Ryzen 7 6800U, mesmo quando apresentar novos modelos Ryzen 7000U.

Faz sentido para a empresa tentar pelo menos mover qualquer estoque restante, mas também não faz muito sentido para os clientes comprarem a versão mais lenta, a menos que seja mais barata.

As campanhas de crowdfunding para o AYA Neo 2S e o AYA Neo Geek 1S devem começar em meados de maio, e as unidades podem começar a ser enviadas aos patrocinadores no final de junho.

AYA lançou os consoles Neo 2S e Geek 1S com chips Ryzen 7000U
AYA lançou os consoles Neo 2S e Geek 1S com chips Ryzen 7000U

A opção de atualização da placa-mãe não estará disponível durante essa campanha, portanto, os clientes que desejam atualizar seus dispositivos portáteis existentes para os novos processadores terão que esperar um pouco mais.

Mas a AYA já tem uma página de produto para outra opção de atualização: os clientes que desejam desempenho térmico aprimorado para um AYA Neo 2 ou Geek existente poderão solicitar um Kit de atualização de dissipação de calor gratuito que inclui um dissipador de calor aprimorado com três tubos de cobre e um grafeno patch, trazendo efetivamente o mesmo sistema de resfriamento usado nos próximos portáteis da série S para os modelos da geração anterior.

AYA lançou os consoles Neo 2S e Geek 1S com chips Ryzen 7000U
AYA lançou os consoles Neo 2S e Geek 1S com chips Ryzen 7000U

Se eu estiver lendo os materiais de marketing da empresa corretamente, os clientes na China poderão solicitar um kit para realizar suas próprias atualizações ou pagar para enviar seus sistemas para a AYA, onde a empresa atualizará os dissipadores de calor e os enviará de volta.

Mas acredito que os clientes fora da China terão que solicitar um kit de autoatendimento.

Espera-se que ambos os portáteis tenham telas de 7 polegadas, pelo menos 16 GB de RAM, SSDs PCIe NVME atualizáveis pelo usuário e controladores de jogos integrados.

Mas o AYA Neo Geek 1S básico foi projetado para ser uma alternativa mais barata ao 2S.

Os modelos básicos da série Geek têm telas de 1280 x 800 pixels, por exemplo, enquanto todas as versões do AYA Neo 2/2S têm telas de 1920 x 1200 pixels.

O AYA Neo 2S também possui armazenamento mais rápido, um sensor de impressão digital melhor, giroscópios duplos e alguns outros recursos avançados para ajudar a diferenciá-lo.

Como os produtos de primeira geração, espera-se que os novos AYA Neo 2S e Geek 1S tenham baterias de 50,25 Wh, sensores hall para o gatilho e joysticks, três portas USB tipo C (incluindo duas com recursos USB4), leitores de cartão microSD e suporte para WiFi 6 e Bluetooth 5.2.

Infelizmente, os dispositivos portáteis serão fornecidos com o Windows 11. Mas certamente algum usuários de Linux que comprá-lo irá tentar enfiar um pinguim nele.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.