Base de usuários do Linux no Steam aumentou em abril

O mais recente relatório com os dados de participação de mercado mostram que a base de usuários do Linux no Steam aumentou em abril.

O Linux simplesmente funciona melhor na maioria dos casos, mas quando se trata de programas que estão apenas no Windows ou de jogos, nem sempre é perfeito. Felizmente, em se tratando de jogos, as coisas estão mudando nos últimos meses, e tudo graças ao Steam.

Dito isso, a Valve publicou os últimos dados de participação de mercado, que correspondem a abril.

Base de usuários do Linux no Steam aumentou em abril

Base de usuários do Linux no Steam aumentou em abril

Sim. A Base de usuários do Linux no Steam aumentou em abril. O Steam Deck, o novo console da empresa, está disponível há dois meses, então é interessante olhar esses dados agora porque você pode ver se a base de usuários do Linux está aumentando, e se estiver agora pode ter a ver com o novo dispositivo.

A Valve ainda não ofereceu dados sobre a base de usuários de Linux que jogam no Steam Deck, mas chama a atenção que em março os usuários de Linux eram 1%, que em abril eram 1,14% e que 0,14% eram usuários do ArchLinux.

É aqui que lembramos que o SteamOS 3 é baseado no Arch Linux, portanto, mesmo que seja um pouco, certamente tem algo a ver com isso.

A lista Top 5 ficaria assim:

  • Linux total: 1,14%.
  • Ubuntu: 0,16%.
  • Arch Linux: 0,14%, mas subiu 0,02% no último mês. Pouco para culpar o Steam Deck, mas há o aumento.
  • ManjaroLinux: 0,13%.
  • Linux Mint 20.3: 0,07%.
  • Ubuntu 21.10: 0,06%.

Dos 5 primeiros, existem na verdade dois sistemas operacionais: Ubuntu e Arch Linux, já que existem duas versões que a Canonical desenvolve diretamente, existe o Linux Mint e o outro é o Manjaro, baseado no Arch.

E para terminar este artigo, temos que dizer algo que já é conhecido: o Windows mantém 96,31% e o macOS 2,55%. Considerando a compatibilidade com o macOS, estar um pouco abaixo do meio não parece muito.

Mesmo assim, espera-se que as coisas melhorem ainda mais, graças ao Steam Deck e Proton, mas sempre longe do suporte e participação de mercado que o Windows permanece.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile