Blender 3.4 terá suporte nativo a Wayland no Linux

Em um breve anuncio sobre a próxima de seu software a Blender Foundation disse que o Blender 3.4 terá suporte nativo a Wayland no Linux.

Blender, ou blender3d, é um programa de código aberto para fazer modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine.

Blender é um projeto público, feito por centenas de pessoas de todo o mundo por estúdios e artistas individuais, profissionais e amadores, cientistas, estudantes, especialistas em VFX, animadores, artistas de jogos, modders e a lista continua.

Agora, a Blender Foundation anunciou que seu popular software de criação de gráficos 3D Blender oferecerá suporte nativo Wayland no Linux com o próximo grande lançamento, o Blender 3.4.

Blender 3.4 terá suporte nativo a Wayland no Linux

Blender 3.4 terá suporte nativo a Wayland no Linux
Blender 3.4 terá suporte nativo a Wayland no Linux

Parece que a Blender Foundation está trabalhando no suporte nativo Wayland para seu conjunto de ferramentas de software de computação gráfica 3D de código aberto, que os artistas usam amplamente para criar modelos impressos em 3D, efeitos visuais, gráficos em movimento, filmes animados, aplicativos 3D interativos, realidade e, até mesmo, videogames.

Wayland está conquistando lenta mas seguramente nossos desktops Linux, e cada vez mais ambientes de desktop e distribuições GNU/Linux o habilitam por padrão, então é óbvio que os desenvolvedores de software precisam seguir o exemplo.

O suporte inicial para Wayland no Blender chegou em 2020 como uma opção de compilação, mas não foi ativado por padrão devido à falta de suporte a tablets, suporte a NDOF (mouse 3D), distorção de cursor, molduras de janelas e suporte a HiDPI.

Com o próximo lançamento do Blender 3.4, Wayland será oficialmente suportado e habilitado por padrão graças ao trabalho árduo do desenvolvedor Campbell Barton, que relata que ele está usando Wayland exclusivamente, corrigindo muitos dos problemas mencionados acima e investigando bugs relatados pelos usuários.

“O suporte nativo do Wayland a longo prazo deve nos dar a melhor experiência do usuário, permitindo que o Blender suporte recursos expostos pelo Wayland sem ser limitado pela camada de compatibilidade X11.”, disse Campbell Barton.

O Blender 3.4 ainda está em desenvolvimento pesado no momento da escrita e provavelmente verá a luz do dia ainda este ano.

Mas se você não puder esperar até lá, você pode experimentar o suporte nativo do Wayland agora mesmo usando uma compilação recente com a biblioteca libdecor instalada em sua distribuição GNU/Linux.

Para ver se o Wayland nativo é usado, verifique “Windowing Environment: WAYLAND” na caixa de diálogo Sobre, que você pode acessar no menu do ícone do Blender no canto superior esquerdo.

Se você testar o suporte nativo do Wayland no Blender, não hesite em relatar bugs para quaisquer problemas específicos do Wayland que você encontrar.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.