Bluetooth LE suportará a banda de frequência de 6 GHz

Segundo Mark Powell, CEO da Bluetooth SIG (Bluetooth Special Interest Group), o Bluetooth LE suportará a banda de frequência de 6 GHz.

Até agora, o popular protocolo de comunicação sem fio Bluetooth dependia apenas da banda de frequência de 2,4 GHz, mas isso pode mudar no futuro, pois o Bluetooth Special Interest Group (SIG) anunciou recentemente um novo “projeto de desenvolvimento de especificação” para adicionar a banda de frequência de 6 GHz ao Bluetooth LE.

Bluetooth LE suportará a banda de frequência de 6 GHz

Bluetooth LE suportará a banda de frequência de 6 GHz
Sim. O Bluetooth LE suportará a banda de frequência de 6 GHz, e Mark Powell, CEO da Bluetooth SIG explica a mudança:

“A comunidade Bluetooth SIG está constantemente desenvolvendo a tecnologia para atender às crescentes demandas do mercado por comunicações sem fio. A expansão para a banda do espectro de 6 GHz garantirá que a comunidade possa continuar a fazer os aprimoramentos necessários para preparar o caminho para os próximos vinte anos de inovação Bluetooth.”

Entendo que é uma mudança de longo prazo, mas não explica exatamente por que as bandas adicionais de 6 GHz (e 5 GHz) podem ser necessárias.

Eu apenas suspeitaria que mais dispositivos, como sensores BLE, serão adicionados mais amplamente, o que aumenta o engarrafamento na banda de 2,4 GHz, levando a possíveis problemas de conexão.

Eu tenho esse problema com meu telefone, pois ele suporta apenas WiFi de 2,4 GHz e preciso alternar para dados de celular ao usar um fone de ouvido Bluetooth para evitar cortes de áudio.

Ir para 6 GHz também pode permitir taxas de dados mais altas para o Bluetooth LE, pois os casos de uso da versão de baixa energia do padrão Bluetooth se expandem além dos dados do sensor e do áudio LE.

Kevin Robinson, presidente e CEO da Wi-Fi Alliance, saúda a mudança que a WiFi fez há vários anos.

“Designar 6 GHz para uso não licenciado cria um valioso recurso de espectro que é reconhecido globalmente por sua capacidade de trazer enormes benefícios socioeconômicos. A Wi-Fi Alliance espera colaborar com o Bluetooth SIG para garantir nossa coexistência bem-sucedida na banda.”

Se você estiver interessado em detalhes técnicos, não os encontrará no comunicado de imprensa nem na seção pública do site do Bluetooth sobre a banda de 6 GHz e precisará ser um membro do Bluetooth SIG e ingressar nas Higher Bands for LE Subgroup do grupo de trabalho de especificação principal para acessar a documentação e as discussões do trabalho em andamento.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.