Br OS 21.04 lançado com base no Kubuntu 21.04 e novos recursos

Br OS 21.04 lançado com base no Kubuntu 21.04 e novos recursos
Br OS 21.04 lançado com base no Kubuntu 21.04 e novos recursos

E foi lançado o Br OS 21.04 lançado com base no Kubuntu 21.04 e novos recursos. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Br OS 20.05 é um sistema operacional brasileiro (baseado no Kubuntu) despretensioso focado em criadores de conteúdo para Facebook, que se tornou um sistema operacional de gente grande, tão fácil de operar e bem mais leve que o sistema do concorrente das janelas.

Se você já usou qualquer versão do Windows, você também saberá usar o Br OS, pois ele usa uma versão levemente modificada do KDE, o que torna o sistema incrivelmente intuitivo e fácil de usar.

Agora, Anderson Marques anunciou o lançamento de mais uma atualização do sistema, Br OS 21.04.

Novidades do Br OS 21.04

Br OS 21.04 lançado com base no Kubuntu 21.04 e novos recursos

Br OS 21.04 é baseado no Kubuntu 21.04. Dentre as novas funcionalidades temos a possibilidade de renomear arquivos com um duplo clique lento, a adição de suporte a pacotes flatpak diretamente na loja de aplicativos com o repositório flathub, a migração da suíte office para o OnlyOffice Desktop Editors, além da adição programas que em tese possibilitam navegar anonimamente, como uma VPN gratuita que não guarda logs, Tor Browser e um aplicativo para remoção de metadados de arquivos.
Br OS 21.04 lançado com base no Kubuntu 21.04 e novos recursos

Dessa vez o sistema vem com o KDE Plasma 5.21.4 e kernel 5.11.0, o que garante uma gama de novos recursos tanto a nível de kernel quanto a nível de interface com o usuário, um exemplo disso é que se você der um duplo clique devagar com o botão esquerdo em um arquivo, ele acionará a renomeação do arquivo, assim como no sistema das janelas.

Agora o sistema traz o servidor gráfico Wayland como opcional, e pode ser selecionado na tela de login, ele é completamente funcional para quem possui placa gráfica ou chip gráfico integrado ao processador, para quem não possui uma GPU, ele rodará com algumas funcionalidades a menos, mas ainda funcionará, o que é um progresso em relação às implementações anteriores do Wayland sob o plasma, onde era necessário uma GPU para o servidor gráfico abrir.

Além disso, o Br OS 21.04 traz um novo tema baseado no tema Breeze, porém com mais transparências, a adição de um aplicativo para remoção de metadados de arquivos e algumas melhorias de desempenho e resolução de bugs menores.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Br OS 21.04

A imagem ISO do Br OS 21.04 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Obs.: Grave o pendrive com um programa que não extrai a ISO, como o Ventoy

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile