BusyBox 1.36 lançado com SeedRNG, e muito mais

E foi lançado o BusyBox 1.36 com SeedRNG, e muito mais. Confira as novidades dessa atualização e descubra onde baixá-la.

BusyBox é uma implementação de um utilitário UNIX padrão, projetado como uma ferramenta primária no combate à violação de GPL no firmware.

Este pacote é caracterizado por ser um único arquivo executável e otimizado para um consumo mínimo de recursos do sistema com um tamanho de pacote inferior a 1 MB.

O BusyBox possibilita a criação de um arquivo executável unificado que contém um conjunto arbitrário de utilitários implementados no pacote (cada utilitário está disponível na forma de um link simbólico para esse arquivo).

O tamanho, a composição e a funcionalidade da coleção de utilitários podem variar de acordo com as necessidades e os recursos da plataforma integrada para a qual ela foi criada.

Agora, foi lançado o BusyBox 1.36.

Novidades do BusyBox 1.36

BusyBox 1.36 lançado com SeedRNG, e muito mais
BusyBox 1.36 lançado com SeedRNG, e muito mais

Já se passou um ano e alguns dias desde que o BusyBox 1.35 foi lançado, enquanto agora foi sucedido pelo BusyBox 1.36 para este pacote de software que é comum em ambientes Linux embarcados com o único executável fornecendo uma infinidade de comandos e funcionalidades.

O BusyBox 1.36 tem uma tonelada de mudanças que se acumularam ao longo do desenvolvimento no ano passado.

Alguns dos destaques do BusyBox 1.36 incluem:

  • Adicionando seedrng ao BusyBox para o utilitário SeedRNG para arquivos de sementes do gerador de números aleatórios (RNG) do kernel. Jason Donenfeld adicionou SeedRNG ao BusyBox depois de “praticamente todas as distros baseadas no Busybox que vi semear coisas de maneira errada, incompleta ou perigosa. Por exemplo, corrigir esse problema no Buildroot requer primeiro que o Busybox tenha essa correção.” O SeedRNG é um programa simples para semear o gerador de números aleatórios do kernel do Linux usando arquivos de semente.
  • BusyBox adicionou uma implementação tsort para realizar uma classificação topológica em sua entrada.
  • Adição do comando tree para listar diretórios e arquivos em uma estrutura em árvore.
  • BusyBox agora prefere compilar com o nível de otimização -Oz em vez de -Os. Isso é preferível, pois -Oz otimiza mais agressivamente o tamanho em vez da velocidade.
  • Várias opções adicionadas aos comandos existentes do BusyBox, como -h para classificar, -o para xargs, -s para ed e outros.
  • Hash opcional acelerado por hardware x86 para SHA1 e SHA256.
  • Suporte para definir o PATH em arquivos crontab.
  • Várias correções na implementação do vi.
  • O fdisk do BusyBox agora reconhece as partições Embedded Base Root Requirements (EBBR).

Por fim, para quem deseja saber mais sobre o lançamento desta nova versão do BusyBox 1.32, você pode obter os detalhes acessando o seguinte endereço.

Como obter o BusyBox?

Se você estiver interessado em obter esta nova versão. Você pode fazer isso acessando o site oficial do projeto, onde encontrará na seção de downloads o código-fonte, os binários e a documentação.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.