Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

C++ foi a linguagem que mais cresceu em setembro de 2020

De acordo com o índice TIOBE, C++ foi a linguagem que mais cresceu em setembro de 2020. Confira a lista e os motivos que a colocaram nessa posição.

Para aqueles que não estão familiarizados com o índice TIOBE, ele é um indicador da popularidade das linguagens de programação a cada mês. As classificações são baseadas no número de engenheiros qualificados, cursos e fornecedores terceirizados em todo o mundo.

Agora, o índice TIOBE para as linguagens de programação mais populares foi lançado em setembro de 2020. E enquanto C conseguiu vencer Java e Python desta vez para pegar a primeira posição, o destaque mais importante desta atualização é a linguagem C++.

C++ foi a linguagem que mais cresceu em setembro de 2020

C++ foi a linguagem que mais cresceu em setembro de 2020

Sim. Apesar de ter sua cota de altos e baixos ao longo de 35 anos, C++ emergiu como a linguagem de programação de crescimento mais rápido no índice.

C++ obteve uma classificação de 7,11%, obtendo um aumento de 1,48% em relação a setembro de 2019, que é o maior ganho até agora entre todos os idiomas neste mês.

Enquanto isso, a popularidade do Java está diminuindo desde setembro de 2019, com a queda mais significativa de 3,18% observada no índice deste mês.

Apesar disso, Java continua em segundo lugar, atrás de C, mas à frente de Python, C++, C #, Visual Basic, JavaScript, PHP, R e SQL.

C++ foi a linguagem que mais cresceu em setembro de 2020

Mas por que C++ foi a linguagem de programação de crescimento mais rápido desta vez?

C++ atualmente está em quarto lugar, atrás de C, Java e Python e está “indo muito bem” de acordo com o CEO da TIOBE, Paul Jansen.

Ele acrescenta que o C++ atingiu um ponto alto em 2003, com uma participação de 17,53%, colocando-o diretamente entre as três principais linguagens de programação.

Uma das razões plausíveis por trás desse aumento repentino de interesse em C++ foi a chegada do C++ 20. Os dois principais recursos do C++ 20 são ‘modules’ e ‘coroutines’. Jansen espera que o “recurso de novos módulos… substitua o terrível mecanismo de inclusão”.

Esta semana, a versão final do C++ 20 foi aprovada pelo grupo C++ da Organização Internacional de Padronização (ISO) e pelo Grupo de Trabalho 21 (WG21).

C++ 20 é a primeira grande atualização no ciclo de lançamento de três anos da linguagem de programação após C++ 17 em 2017. Na verdade, alguns engenheiros veem C++ 20 como a maior versão desde C++ 11.

Qual a sua opinião sobre isso? Qual linguagem de programação você prefere? Deixe seus comentários abaixo!

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo