CAELinux 2020 lançado com base no Xubuntu 18.04

CAELinux 2020 lançado com base no Xubuntu 18.04
CAELinux 2020 lançado com base no Xubuntu 18.04

Joël Cugnoni anunciou o lançamento de uma nova versão de sua distribuição, o CAELinux 2020. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O CAELinux é uma distribuição Linux Live DVD dedicada à engenharia assistida por computador (CAD) e à análise de elementos finitos, que vem com uma coleção de ferramentas projetadas para essas atividades.

Baseada no Ubuntu (mais especificamente, no Xubuntu), essa distro possui uma solução completa de software para análise 3D FE profissional a partir da geometria CAD.

Isso inclui o Salome 3D pre/post processor, Code_Aster non-linear/multi- physics FE solver, Code-Saturne and OpenFOAM CFD solvers, Elmer multiphysics suite, GMSH, Netgen and enGrid 3D meshers, GNU Octave, Rkward, wxMaxima, Scilab e mais.

Agora, Joël Cugnoni anunciou o lançamento do CAELinux 2020, e vem com várias novas ferramentas e pacotes básicos CAELinux atualizados.
.

Novidades do CAELinux 2020

CAELinux 2020 lançado com base no Xubuntu 18.04

CAELinux 2020 é baseado no Xubuntu 18.04 e, como de costume, é personalizado para oferecer muitas ferramentas de simulação de código aberto para análise de tensão, simulação de fluxo de fluido ou térmico e outras físicas, mas também contém uma gama completa de modelagem matemática, gráfico, design , CAD/CAM e software de prototipagem que o torna ideal para executar um Fablab ou um MakerSpace usando ferramentas puramente de código aberto.

O CAELinux 2020 teve muitos problemas relacionados principalmente ao instalador e à criação ou inicialização do live DVD.

As causas estavam relacionadas ao grande tamanho da imagem ISO, que não podia ser tratada adequadamente pela maioria dos códigos de inicialização.

Como muitos softwares que incluímos também se tornaram muito maiores, eles tiveram que encontrar uma solução para continuar propondo uma estação de trabalho CAE completa, apesar da restrição usual de 4 GB nas imagens ISO.

Agora eles encontraram uma maneira de ultrapassar a barreira e ainda produzir uma imagem ISO válida.

CAELinux 2020 tem toneladas de aplicativos CAD/CAM/CAE de código aberto para design mecânico, análise de tensão, transferência de calor, simulação de fluxo e fabricação CNC/impressão 3D, como Freecad, OpenSCAD, LibreCad e Cura.

Além disso, o CAELinux 2020 também contém uma gama completa de ferramentas de design eletrônico como KiCad, Arduino, Flatcam e dxf2gcode/cadpy para fresamento de isolamento de PCB.

Para computação científica e modelagem matemática, ele também oferece a versão mais recente de ferramentas de desenvolvimento, como Python 3 com Spyder, GNU Octave, R, Java, Perl e um conjunto completo de compiladores GNU.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o CAELinux 2020

A imagem ISO do CAELinux 2020 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

A imagem ISO CAELinux 2020 está disponível no SourceForge na forma de três arquivos separados compactados com o formato 7z.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Linux, Não categorizado, Notícias, Open Source, Software livre, Ubuntu Marcado com , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile