Calamares será o instalador gráfico do Fedora KDE Spin

Segundo o desenvolvedor líder do projeto Asahi Linux, Hector Martin, o Calamares será o instalador gráfico do Fedora KDE Spin.

O pessoal do projeto Asahi Linux tem trabalhado para portar o Linux para a Apple Silicon nos últimos anos.

O Fedora Asahi Remix está usando o KDE Spin do Projeto Fedora como base, apresentando o ambiente de desktop KDE Plasma. No momento, o Fedora KDE Spin está usando o instalador Anaconda, assim como todas as outras edições do Fedora Linux.

Agora, o desenvolvedor líder do projeto Asahi Linux, Hector Martin, escreveu no Mastodon que a próxima distribuição Fedora Asahi Remix para dispositivos Apple Silicon, que é baseada no Fedora Linux KDE Spin, usará o instalador gráfico Calamares por padrão.

Calamares será o instalador gráfico do Fedora KDE Spin

Calamares será o instalador gráfico do Fedora KDE Spin
Sim. Ao mudar para o instalador gráfico Calamares, o Fedora Linux KDE Spin não será apenas 100% compatível com Wayland, mas também oferecerá seleção automática de layout de teclado em laptops.

Hector Martin disse que:

“Estamos mudando para o Calamares no Fedora KDE, assim como as imagens do Arch – exceto que agora é 100% Wayland, sem Xorg ou setxkbmap à vista, graças a alguns patches do Calamares que escrevi e fiz upload. Isso significa que agora não temos uso do servidor Xorg nativo em imagens Fedora Asahi KDE!”

A distribuição Fedora Asahi Remix foi anunciada no início de agosto de 2023 e deve chegar às ruas este mês para permitir que usuários de Mac com Apple Silicon instalem Linux em seu hardware em vez de macOS.

Calamares é um ótimo instalador com muitos recursos interessantes, como criptografia de disco.

Por design, Calamares é muito personalizável para satisfazer uma ampla variedade de necessidades e casos de uso, por isso é a escolha perfeita para o Fedora Asahi Remix e o Fedora Linux KDE Spin.

Os desenvolvedores do Asahi Linux estão trabalhando em estreita colaboração com a equipe do Fedora Linux para integrar totalmente o suporte do Apple Silicon ao Fedora Linux, mas, por enquanto, parece que eles escolheram o KDE Plasma como ambiente de desktop oficial para esta edição especial.

Muito provavelmente, outros desktops também serão suportados em versões futuras.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.