Canonical lançou um kernel em tempo real para o Ubuntu

Com foco no mercado empresarial, a Canonical lançou um kernel em tempo real para o Ubuntu, que está disponível para assinantes do Ubuntu Pro.

Sim. A fabricante do Ubuntu, Canonical, anunciou a disponibilidade geral de um kernel Ubuntu em tempo real de nível empresarial para sistemas Ubuntu 22.04 LTS para fornecer às empresas segurança e confiabilidade de ponta a ponta para suas cargas de trabalho com limite de tempo.

Canonical lançou um kernel em tempo real para o Ubuntu

Canonical lançou um kernel em tempo real para o Ubuntu
Canonical lançou um kernel em tempo real para o Ubuntu

Sim. A Canonical lançou um kernel em tempo real para o Ubuntu. Mas o que é um kernel em tempo real?

Um kernel de tempo real não é necessariamente superior ou melhor que um kernel padrão. Em vez disso, atende a diferentes requisitos de negócios ou de sistema. É um kernel otimizado projetado para manter baixa latência, tempo de resposta consistente e determinismo.

Projetado para empresas nos setores aeroespacial, automotivo, de defesa, IoT, robótica e telecomunicações, bem como para o setor público e varejo, o kernel do Ubuntu em tempo real promete lidar com as cargas de trabalho mais exigentes e críticas ou aplicativos sensíveis ao tempo, reduzindo o kernel latências e aumentando o desempenho.

O novo sabor do kernel RT do Ubuntu é baseado no kernel Linux 5.15 LTS com suporte de longo prazo no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) e está disponível para arquiteturas x86_64 e ARM.

O kernel integra os patches PREEMPT_RT fora da árvore, o que o torna mais preventivo do que o kernel Linux principal, usando uma classe de agendamento em tempo real que tem uma prioridade mais alta sobre o agendador CFS.

Mark Shuttleworth, CEO da Canonical, disse que:

“O kernel do Ubuntu em tempo real oferece desempenho e resiliência de nível industrial para fabricação definida por software, monitoramento e tecnologia operacional. Ubuntu é agora a melhor plataforma AIOT otimizada para silício do mundo em silício NVIDIA, Intel, MediaTek e AMD-Xilinx.”

A Canonical diz que o kernel do Ubuntu em tempo real foi projetado para atender às necessidades de transformação 5G das redes de telecomunicações, mas também é ideal para uma ampla gama de empresas, de PCs industriais a HMIs (Interfaces Homem-Máquina), que desejam acelerar sua tecnologia adoção.

O kernel do Ubuntu em tempo real está disponível apenas com uma assinatura do Ubuntu Pro, que é gratuita para uso pessoal e comercial em pequena escala para até cinco máquinas.

Para habilitá-lo, depois de habilitar o Ubuntu Pro, você deve executar o comando abaixo em um emulador de terminal:
pro enable realtime-kernel

Para atualizar o pacote do kernel em tempo real, você deve executar os comandos sudo apt install ubuntu-realtime ou sudo apt install linux-image-realtime.

Para voltar ao kernel original do Ubuntu, você terá que configurar manualmente o gerenciador de inicialização GRUB.

No entanto, observe que o kernel em tempo real não oferece suporte aos drivers gráficos proprietários da NVIDIA. Além disso, ele não pode ser ativado juntamente com o recurso Livepatch da Canonical, que oferece atualizações de kernel sem reinicialização.

A Canonical planeja adicionar mais novos recursos ao seu kernel em tempo real, como suporte para o conjunto completo de patches de isolamento de tarefas.

O kernel em tempo real é oferecido pronto para uso com a variante Ubuntu em contêiner da Canonical otimizada para dispositivos de ponta, o Ubuntu Core 22.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.