CBL-Mariner 1.0.20210901 lançado com Kernel 5.10.60.1, e mais

E foi lançado o CBL-Mariner 1.0.20210901 com Kernel 5.10.60.1, e mais. Confira as novidades e descubra como criar sua própria compilação dela.

CBL-Mariner não é uma distribuição de propósito geral como qualquer outra que teríamos em mente (como Ubuntu ou Fedora), embora seja de código aberto e já esteja sendo usado por sistemas como o Windows Subsystem for Linux (WSL), Azure Sphere OS, SONiC e outros esforços baseados em Linux.

O projeto visa unificar as soluções Linux utilizadas na Microsoft e simplificar a manutenção dos sistemas Linux para diversos fins até hoje. Todas as tecnologias de software nesta prática são lançadas sob a licença do MIT.

A distribuição é notável porque fornece um pequeno conjunto típico de pacotes básicos que atuam como uma base universal para a criação de população de contêineres, ambientes de host e serviços executados em infraestruturas de nuvem e dispositivos de borda.

Soluções mais complexas e especializadas podem ser criadas adicionando pacotes adicionais ao CBL-Mariner, mas a base para todos esses sistemas permanece inalterada, simplificando a manutenção e preparando para atualizações.

O sistema de compilação CBL-Mariner permite gerar pacotes RPM separados com base em arquivos SPEC e códigos-fonte, e imagens de sistema monolítico geradas usando o kit de ferramentas rpm-ostree e atualizadas atomicamente sem quebrar em pacotes separados, além de poder criar mais complexos e especializados soluções adicionando combustível adicional no SVL-Mariner, mas a base para todos esses tempos

Agora, a Microsoft lançou recentemente a nova atualização de sua distribuição Linux “CBL-Mariner 1.0.20210901” (Common Base Linux Mariner), que está sendo desenvolvida como uma plataforma de base universal para ambientes Linux usados ​​em infraestrutura em nuvem e vários serviços da Microsoft.

Novidades do CBL-Mariner 1.0.20210901

CBL-Mariner 1.0.20210901 lançado com Kernel 5.10.60.1, e mais

Nesta nova versão de atualização do CBL-Mariner 1.0.20210901 uma das principais novidades é que a imagem ISO básica (700 MB) foi adicionada, já que na primeira versão da distribuição não foram fornecidas imagens ISO prontas para uso, por isso foi entendido que o usuário poderia criar uma imagem com o preenchimento necessário, embora também esta versão possa continuar a usar as instruções de compilação para o Ubuntu 18.04.

Para a parte das atualizações que foram feitas na CBL-Mariner 1.0.2021090, podemos descobrir que agora o kernel do Linux foi atualizado para a versão 5.10.60.1 e no pacote do sistema podemos encontrar as versões atualizadas do openvswitch 2.15.1, golang 1.16.7, logrus 1.8.1, tcell 1.4.0, gonum 0.9.3, testify 1.7.0, crocante 0.4.0, xz 0.5.10, swig 4.0.2, squashfs-tools 4.4, mysql 8.0.26.

Além disso, eles removeram os pacotes brp-strip-debug-symbols, brp-strip-needed e ca-legacy, e os arquivos SPEC para os pacotes Dotnet e aspnetcore, que agora são compilados pela equipe de desenvolvimento .NET principal, foram removidos e são colocados em um repositório separado.

Das outras mudanças da CBL-Mariner 1.0.2021090, destacam-se:

  • O suporte para atualizações automáticas de pacotes foi implementado, para o qual o aplicativo Dnf-Automatic está incluído.
  • O OpenSSL oferece a capacidade de retornar suporte para TLS 1 e TLS 1.1.
  • O utilitário sha256sum é usado para verificar o código-fonte do kit de ferramentas.
  • Novos pacotes estão incluídos: etcd-tools, cockpit, aide, fipscheck, tini.
  • As correções de vulnerabilidade foram migradas para as versões do pacote em uso.
  • Por fim, caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto, consulte os detalhes no link a seguir.

Por fim, se você tiver interesse em saber mais sobre o assunto, consulte os detalhes no seguinte endereço.

Como criar sua própria compilação CBL-Mariner?

Para aqueles que estão interessados ​​em aprender mais sobre o CBL-Mariner, eles devem saber que podem construir sua própria imagem a partir do Ubuntu ou de qualquer distribuição Linux, somente neste caso seguiremos as instruções para gerar a imagem no Ubuntu.

Para fazer isso primeiro, devemos estabelecer alguns pré-requisitos que precisaremos para construir a imagem ISO:
sudo apt install make tar wget curl rpm qemu-utils golang-go genisoimage python2-minimal bison gawk

Agora procedemos para obter o código da CBL-Mariner:
git clone https://github.com/microsoft/CBL-Mariner.git

E agora teremos que entrar no diretório CBL-Mariner/toolkit e criar a imagem ISO de instalação.
cd CBL-Mariner/toolkit
sudo make iso REBUILD_TOOLS=y REBUILD_PACKAGES=n CONFIG_FILE=./imageconfigs/full.json

Quando terminar, podemos encontrar o arquivo ISO no diretório ../out/images/full/. Com a imagem do sistema criada, podemos testar o sistema em uma máquina virtual, seja com VirtualBox, VMWare, Boxes ou qualquer outro de sua preferência.

A única coisa que você precisa configurar na máquina virtual é que ela tenha pelo menos 2 GB de RAM, um núcleo e 16 GB de armazenamento.

Por fim, caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto, consulte os detalhes no seguinte endereço.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile