Celluloid 0.26 lançado com várias mudanças

E foi lançado o Celluloid 0.26 com várias mudanças. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

O MPV é um poderoso e versátil media player. Como o VLC, ele é capaz de reproduzir uma grande variedade de formatos de arquivos de vídeo, codecs de áudio e vídeo obscuros e carregar diversos tipos de legenda diferentes.

Muitos usuários potenciais provavelmente adiarão a tentativa de usar o MPV simplesmente porque é uma ferramenta de “linha de comando”, ainda que ele possa ser configurado para ser usado em conjunto com outro reprodutor além do SMPlayer.

Mas para esses, existe uma solução simples: Celluloid.

O Celluloid, anteriormente conhecido como Gnome MPV, é um simples frontend de GTK+ para mpv, que é um media player muito poderoso capaz de reproduzir virtualmente todos os formatos de vídeo e áudio.

Como o MPV é um player de vídeo de linha de comando, o Celluloid adiciona controles e opções gráficas para tornar o player fácil de usar.

Agora, o programa foi atualizado recentemente, chegando a versão 0.26.

Novidades do Celluloid 0.26

Celluloid 0.26 lançado com várias mudanças
Celluloid 0.26 lançado com várias mudanças

Celluloid é um reprodutor de vídeo gratuito de código aberto que usa mpv como back-end e é padrão no Linux Mint 21 Cinnamon. Desde a versão 0.24, ele foi portado para GTK4 e Libadwaita que parece nativo no ambiente de desktop GNOME moderno.

Na nova versão 0.26, as caixas de diálogo ‘Sobre’ e ‘Preferências’ também foram portadas para o LibAdwaita para seguir os passos do GNOME. Que é adaptável para caber em diferentes tamanhos de tela.

A opção ‘Alternar lista de reprodução’ foi removida do menu ‘≡’. Em vez disso, adicionou um novo botão no canto inferior direito para mostrar/ocultar a lista de reprodução. Porém, a dica de ferramenta errada mostra ‘Alternar tela cheia’.

Outras mudanças no Celluloid 0.26 incluem:

  • Removido o suporte a chaves de mídia, pois já utiliza MPRIS.
  • Removido o suporte para incorporação de janela X11, pois não funciona com GTK4.
  • Corrigida a ocultação automática da barra de cabeçalho mesmo quando um menu está aberto.
  • Marque “Opções extras de mpv” para tradução
  • Removido o --mpv-options
  • Removida a ‘ vo‘ da lista de opções padrão.
  • Faça capturas de tela no formato de arquivo .PNG em vez do .jpg anterior.
  • Removido o arquivo de esquema GSettings antigo (io.github.GnomeMpv.gschema.xml).
  • Exporte a propriedade Posição
  • Sincronize traduções do Weblate

Para saber mais sobre essa versão do Celluloid, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Celluloid 0.26

O Celluloid está nos repositórios das principais distribuições Linux e pode ser insytalado usando apenas o gerenciador de pacotes/central de programas destas.

Se não tiver, para instalar a versão mais recente do Celluloid nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o reprodutor de mídia Celluloid no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.