Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

CES 2020: Lenovo está preparando o PC dobrável ThinkPad X1 Fold

Durante a CES 2020 a Lenovo informou que está preparando o PC dobrável ThinkPad X1 Fold, que custará a partir de U$$ 2.499. Confira os detalhes desse aparelho.

A Lenovo usou o CES 2020 para apresentar oficialmente o ThinkPad X1 Fold, o PC dobrável que tem quatro anos de desenvolvimento e seis projetos e será lançado no segundo semestre de 2020, a partir de U$$ 2.499.

CES 2020: Lenovo está preparando o PC dobrável ThinkPad X1 Fold

Em eventos empresariais e de estratégia, a Lenovo provocou o PC dobrável (em 2019 e 2017), mas recusou-se a fornecer prazos.

Agora, a Lenovo diz que está pronta para lançar um ThinkPad com tela OLED dobrável.

CES 2020: Lenovo está preparando o PC dobrável ThinkPad X1 Fold

O ThinkPad X1 Fold também pode oferecer às empresas mais opções de mobilidade à medida que navegam em telefones dobráveis, tablets e dispositivos conversíveis.

Christian Teismann, presidente do negócio comercial de PCs e dispositivos inteligentes da Lenovo, disse que a empresa procura novos fatores de forma há anos, começando com sua franquia de Yoga.

Teismann explicou assim:

“Um PC é apenas utilizável para obter produtividade total em um determinado tamanho, de 12 a 13 polegadas. Acabamos voltando a algo fundamental como um fator de forma de livro nos negócios.”

O grande desafio foi desenvolver um dispositivo dobrável que pudesse abranger o ciclo de vida de 3 a 5 anos e o uso de um PC.

Teismann disse que a primeira amostra de trabalho foi distribuída há cerca de um ano e acrescentou que a marca ThinkPad poderia continuar evoluindo.

O ThinkPad X1 Fold começará a U$$ 2.499, mas o preço exato será revelado mais próximo da data de lançamento do segundo semestre de 2020.

Teismann disse que o ThinkPad X1 Fold estaria disponível para pedidos no início da segunda metade de 2020, com remessas no meio da segunda metade. Se esse tempo persistir, a Lenovo enviará o X1 Fold quase ao mesmo tempo que a Microsoft estreia seus dispositivos Neo e Duo.

Entre os pontos principais:

O que resta a ser visto é se a Lenovo pode evitar os soluços que assolam os smartphones dobráveis ​​e dispositivos similares. Samsung, Huawei e Motorola, da Lenovo, tiveram que adiar lançamentos dobráveis ​​de smartphones devido a problemas de durabilidade e falhas.

A Lenovo precisa convencer os compradores de negócios de que o X1 Fold tem a mesma confiabilidade que a linha ThinkPad em geral.

A Lenovo argumentou que colocou no tempo de desenvolvimento, iterou e passou por quatro designs principais para o X1 Fold. Por fim, a Lenovo foi com uma proporção de 4×3 e uma tela de 13,3 polegadas.

A tela pOLED (plástico OLED) é entregue através de uma parceria com a LG Display.

Teismann disse que:

“Você precisa de parcerias fortes, e começamos a trabalhar com a LG Display nisso há três anos. Também tivemos um profundo envolvimento com a Intel.”

E depois existem as dobradiças, as peças mecânicas e os desafios de engenharia. Dada a herança da Lenovo em laptops, ela compreende dobradiças, testes e confiabilidade, então há uma possibilidade de que o principal ponto de venda do X1 Fold não seja um problema técnico.

No entanto, a Lenovo precisa convencer os compradores de negócios de que o X1 Fold tem a mesma confiabilidade que a linha ThinkPad em geral.

Os funcionários observaram que a Lenovo trabalhou em seis projetos de dobradiças com 20 variações diferentes. Por fim, a Lenovo optou por uma dobradiça que usa ligas leves com uma estrutura reforçada com fibra de carbono.

O monitor pOLED também foi testado extensivamente em busca de toques, rastreios e quedas.

Embora o ThinkPad X1 Fold seja atraente, resta saber como é utilizado. Teismann descreve casos de uso como videoconferência na metade superior da tela e usando a caneta para fazer anotações na parte inferior.

Há também arranjos de tela interessantes e opções de encaixe para o futuro.

Em última análise, os trabalhadores móveis determinarão como o ThinkPad X1 Fold é usado. Os casos de uso provavelmente serão uma mistura de trabalho e diversão. “Não existe mais um caso de uso corporativo. A próxima geração que seleciona o Windows quer um dispositivo para cenários de negócios e usos privados”, disse Teismann.

Outros itens para monitorar como dispositivos dobráveis ​​serão lançados em 2020.

A experiência e a durabilidade da dobradiça serão tudo. Após o atraso Galaxy Fold e problemas de tela, dobradiças físicas parecem mais de uma aposta certa. A Lenovo conhece bem as dobradiças, e sua unidade Motorola tem um dos designs de dispositivos dobráveis mais realistas com a reinicialização do Razr.

Os casos de uso serão fundamentais. O knock-on conversível 2-em-1 PCs é que eles são usados em um fator de forma para a maior parte. O ThinkPad X1 Fold tem que oferecer o suficiente para atrair os usuários a pensar além da concha.

O preço será importante. O ThinkPad X1 Fold começa na faixa de US $ 2.500, que é caro. Mas quando você compara um laptop com um smartphone expandido que funciona da mesma forma, quase parece um negócio. Algo no mercado dobrável terá que dar. Meu palpite é comprimidos dobráveis / telefones terão que descer no preço.

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo