Chrome 120 lançado com melhorias de WebGPU e CSS, e mais

E foi lançado o Chrome 120 com melhorias de WebGPU e CSS, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta, e isso o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.

Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.

Além de sua versão estável, o Chrome também possui uma versão beta, que contem as mais recentes novidades do navegador para serem testadas antes de irem para a versão estável.

Agora, há alguns dias foi anunciado o lançamento da nova versão do popular navegador web, Google Chrome 120.

Novidades do Chrome 120

Chrome 120 lançado com melhorias de WebGPU e CSS, e mais
Chrome 120 lançado com melhorias de WebGPU e CSS, e mais

Chrome 120 é a versão que descontinua e remove o suporte do Theora. O formato de vídeo Theora tem pouca utilização atualmente e com os crescentes riscos de segurança em torno do excesso de código no navegador da web, o Google está se preparando para eliminar o código.

A partir de ontem está começando um experimento estável de 1% onde o suporte do Theora está sendo recusado. No próximo mês, ele se tornará um experimento 50% estável e, em fevereiro, o código do Chrome 123 será removido.

Seguindo o Google Chrome, a Mozilla também está de olho na remoção do Theora.

O Chrome 120 adiciona uma série de novos recursos CSS, incluindo suporte à sintaxe de “imagem” para propriedades personalizadas registradas, sintaxe “transform-function” e “transofrm-list” para propriedades personalizadas registradas, o seletor de pseudoclasse :dir(), funções exponenciais, o método check() para a API de carregamento de fontes e suporte para mascaramento CSS.

O Chrome 120 também adiciona suporte f16 ao WebGPU e um limite maxBindGroupsPlusVertexBuffers. O Chrome 120 adiciona ainda um recurso de script para consultas de mídia e vários outros novos recursos de desenvolvimento web.

O Chrome 120 também traz uma série de correções de segurança, conforme detalhado no Chrome Release Blog

Mais detalhes sobre os muitos novos recursos que você pode encontrar no Chrome 120 em ChromeStatus.com.

Como instalar ou atualizar o Chrome

A nova versão do Chrome já está disponível em seu site oficial. Os usuários Linux cuja distribuição adiciona seu repositório após a primeira instalação já devem ter recebido a nova versão. Os usuários do Arch Linux e derivados o possuem em AUR no nome do pacote google-chrome.

Para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Debian e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.