Chrome OS também permitirá reproduzir títulos do Steam

Chrome OS também permitirá reproduzir títulos do Steam
Chrome OS também permitirá reproduzir títulos do Steam

Tudo indica que em breve, o Chrome OS também permitirá reproduzir títulos do Steam para alegria dos gamers Linux que usam Chromebooks.

Qualquer “gamer” sabe que a melhor opção de desktop para jogar videogame é o sistema operacional Windows. De fato, até relativamente recentemente, pouquíssimos títulos importantes deixaram o sistema da Microsoft para pousar no da Apple, agora conhecido como macOS.

Isso mudou nos últimos anos graças ao Steam, um serviço que, entre outras coisas, também traz muitos desses títulos para sistemas operacionais baseados em Linux.

Existe um sistema operacional que, pessoalmente, não parece ser uma ótima opção para computadores desktop, mas é muito popular, é baseado no Linux e vem diretamente da fábrica do Google.

Estou falando do seu Chrome OS, uma opção que, além de ser oficial e simples, só pode ser usada nos laptops da empresa de mecanismos de pesquisa.

Mas agora, o Chrome OS está dando passos importantes e, em breve, poderá usar aplicativos do Windows, e parece que o aplicativo oficial do Steam poderá ser executado de uma maneira um pouco mais nativa. Um pouco.

Chrome OS também permitirá reproduzir títulos do Steam

Chrome OS também permitirá reproduzir títulos do Steam

A maioria dos aplicativos que executam o Chrome OS que não são de sua plataforma o fazem por meio de uma máquina virtual. É assim que acontece com os aplicativos Linux e o faz com a aplicação Steam, embora usando um “virtualizador” diferente.

Os aplicativos Linux no Chrome OS funcionam graças a um projeto chamado “Crostini”, que, em teoria, executa uma distribuição completa do Linux.

Agora também existe o “Borealis”, que é basicamente outro software de máquina virtual para o sistema de desktop do Google.

O Borealis é baseado no Ubuntu, especificamente, e no momento, no Ubuntu 18.04 Bionic Beaver LTS, e se integrará perfeitamente ao Chrome OS.

E o segredo é que ele inclui uma cópia pré-instalada do Steam.

A principal questão que resta é se o Google substituirá o projeto Crostini pelo Borealis ou se ambos continuarão a existir.

Provavelmente, o Google decidiu fazer a alteração, mas o certo é que, em breve, os usuários do Chromebook poderão reproduzir títulos do Steam.

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Gentoo, Linux, Notícias, Open Source, Software livre, Ubuntu Marcado com , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile