A versão 2.6 do ambiente de trabalho Cinnamon finalmente foi lançada nessa terça-feira (2). Conheça as novidades e se você quiser experimentar essa versão, veja como instalar o Cinnamon 2.6 no Ubuntu 14.04 e 15.04.
O Cinnamon 2.6 traz algumas mudanças importantes, como a melhoria do suporte a multiplos monitores (com multi-painel), configurações do sistema redesenhado e reorganizado, um gerenciador de plugins para Nemo, bem como várias outras mudanças que devem trazer melhor capacidade de resposta, tempos de carga e uso da CPU.
Agora, os painéis podem agora ser adicionados, removidos e configurados individualmente (não há mais um painel predefinido de layouts) e você pode colocá-los em qualquer monitor. Você pode até mesmo copiar as configurações de um painel ou mover um painel em um local diferente.
Nemo, o gerenciador de arquivos padrão do Cinnamon, recebeu várias melhorias nessa versão 2.6, incluindo um novo gerenciador de plugin que permite facilmente ativar e desativar Nemo actions, extensões e scripts, menus de contexto simplificados (não há uma opção para mostrar todas as ações disponíveis), bem como um sistema de fila para operações de arquivo (operações são realizadas em sequência, em vez de em paralelo, mas você pode iniciar manualmente trabalhos em fila):
As configurações do sistema também receberam algumas mudanças nesta versão, incluindo uma reformulação e reorganização dos módulos:
- As configurações de efeitos foram simplificadas e alguns efeitos novos foram introduzidos;
- Gerenciamento de energia, módulos de brilho e baterias foram reformadas e incorporadas;
- A ferramenta de configuração de Aplicativos de Inicialização foi reescrita como um módulo nativo de configurações do Cinnamon;
- Vários outros novos recursos menores (mas úteis) foram adicionados, como a definição do primeiro dia da semana, o tamanho e a presença de teclas multimídia OSD e etc.;
- Várias configurações padrão foram ajustadas: janelas abertas agora no centro da tela, por padrão, em hardware com suporte a touchpads é possível usar dois dedos para rolagem por padrão;
- E muito mais…
Conheça melhor o Cinnamon
Para saber mais sobre esse ambiente gráfico, clique nesse link.
Para saber mais detalhes dessa versão, acesse a nota de lançamento.
Para ver o ambiente em funcionamento, assista o vídeo abaixo:
Como instalar o Cinnamon 2.6 no Ubuntu e seus derivados
Para instalar o Cinnamon 2.6 no Ubuntu 14.04 e 15.04, e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:
sudo add-apt-repository -y ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-nightly
Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;
sudo apt-get install cinnamon nemo mutter
Pronto! Saia da sessão atual e quando aparecer a tela de login, escolha o Cinnamon. Entre com seu usuário e senha e depois comece a experimentar o ambiente.
Desinstalando o Cinnamon 2.6 no Ubuntu e derivados
Para desinstalar o Cinnamon 2.6 no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;
sudo apt-get remove sudo apt-get purge cinnamon* nemo-* cjs muffin* python-nemo
sudo add-apt-repository -r ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-nightly
sudo apt-get autoremove
Via lffl linux freedom e WebUpd8 UbuntuHandbook
Não está aparecendo algo?
Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.