Cinnamon 5.6 lançado em preparação para o Linux Mint 21.1

E foi lançado o Cinnamon 5.6 em preparação para o Linux Mint 21.1. Confira as novidades deste lançamento e veja como instalar.

Cinnamon e um ambiente gráfico desenvolvida pela comunidade do Linux Mint e que é um fork do Gnome Shell, o gerenciador de arquivos Nautilus e o gerenciador de janelas Mutter, com o objetivo de fornecer ao ambiente clássico do estilo Gnome 2 suporte para elementos de interação bem-sucedidos do Gnome Shell.

Cinnamon é baseado nos componentes do Gnome, mas esses componentes são enviados como um fork periodicamente sincronizado que não está relacionado externamente ao Gnome.

Agora, a equipe do Linux Mint lançou silenciosamente o ambiente de desktop Cinnamon 5.6, uma grande atualização que será incluída por padrão no próximo sistema operacional Linux Mint 21.1 “Vera” no Natal.

Novidades do Cinnamon 5.6

Cinnamon 5.6 lançado em preparação para o Linux Mint 21.1
Cinnamon 5.6 lançado em preparação para o Linux Mint 21.1

O Cinnamon 5.6 está em desenvolvimento nos últimos meses e vem como uma atualização para o Cinnamon 5.4 lançado em junho de 2022.

Provavelmente, os usuários existentes do Linux Mint receberão a atualização em breve, mas o Cinnamon 5.6 está incluído por padrão no Linux Mint 21.1.

Uma das maiores mudanças nesta versão foi destacada pelo próprio líder do Linux Mint, Clement Lefebvre, na última newsletter do projeto.

Sim, estou falando da Corner bar, um novo miniaplicativo localizado na borda direita da barra de tarefas para facilitar a visualização da área de trabalho do usuário quando há muitas janelas abertas.

Como você pode imaginar, o miniaplicativo Corner bar substitui o tradicional ícone Show Desktop ao lado do iniciador de aplicativos, que, por sua vez, foi substituído por um separador.

Como em muitos applets Cinnamon, a barra Corner pode ser configurada.

Portanto, você poderá alterar o comportamento da ação de clique do padrão de mostrar a área de trabalho para mostrar os desklets, Expo View (seletor de espaço de trabalho) ou Scale View (seletor de janela).

Há também uma ação de clique do meio que, por padrão, mostra os desklets.

Isso também pode ser configurado para mostrar a área de trabalho, Expo View ou Scale view. Se você não deseja configurar o miniaplicativo da barra de canto, basta clicar com o botão direito nele para obter acesso instantâneo a todas essas ações.

Além disso, a barra Corner suporta um recurso chamado “peek-to-desktop”, que pode ser ativado ao passar o mouse. Como o nome sugere, esse recurso permite que você dê uma espiada em sua área de trabalho ao arrastar arquivos sobre o miniaplicativo da barra de canto.

Obviamente, isso aumenta sua produtividade quando você tem muitas janelas abertas e deseja arrastar arquivos para a área de trabalho.

O recurso peek-to-desktop está desabilitado por padrão para a ação de passar o mouse, então você terá que ativá-lo nas configurações, e a melhor parte é que você pode configurar o atraso do foco e a opacidade da janela.

Clement Lefebvre, explica que:

“Este é um recurso que foi implementado no Windows. Embora a barra de canto seja menos perceptível/detectável do que o miniaplicativo show-desktop, é mais fácil de usar quando você sabe que está lá. Ele ocupa o canto da tela para que você chegue rápido sem mirar e com um movimento rápido do mouse.”

Outros novos recursos incluem uma nova configuração para definir a duração de uma notificação, suporte para teclas de atalho para o Inhibit Applet, a capacidade de bloquear desklets no lugar, adiciona atalhos de teclado para permitir que você mova as janelas para o monitor acima (Super+Shift+Up) ou abaixo (Super+Shift+Down) em configurações de vários monitores e adiciona um novo recurso de digitação para pesquisa de nomes de atalho nas configurações de teclado.

Cinnamon 5.6 também melhora a navegação do teclado no Scale View e Expo View, melhora a apresentação dos argumentos do terminal, melhora as descrições de vários atalhos de teclado e separa os temas Light, Dark e Darker e renomeia “Preferências” para “Preferências de Applet” em applets onde pode confundir os usuários.

Claro, há muitas mudanças ocultas para tornar o Cinnamon mais rápido e estável. Em suma, parece que o Cinnamon 5.6 faz jus ao seu nome de ser um ambiente de desktop leve e moderno para Linux.

Como instalar ou atualizar

O Cinnamon 5.6 está disponível para download agora mesmo em sua página GitHub para fornecedores de sistema operacional Linux que desejam integrá-lo em sua próxima versão principal ou apenas fornecer a seus usuários a atualização mais recente.

Ou seja, para aqueles que estão interessados ​​em poder instalar esta nova versão do ambiente de área de trabalho, eles podem fazer isso por enquanto baixando seu código-fonte e compilando-o em seu sistema.

Ele também será fornecido como o ambiente de desktop padrão da próxima distribuição Linux Mint 21.1.

Se você usa o Ubuntu, ou um derivado dele, veja como instalar a versão mais recente usando esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do ambiente Cinnamon no Ubuntu

No caso do Arch Linux, o pacote ainda não está dentro dos repositórios, mas no AUR é uma questão de horas para que esteja disponível. Quando estiver, para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
yay -S cinnamon

Enquanto para o Fedora, o pacote também em breve estará disponível para versões anteriores. Para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
sudo dnf install cinnamon

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.