Cinnamon 5.8 lançado com gestos, modo escuro, estilos, e mais

E foi lançado o Cinnamon 5.8 com gestos, modo escuro, estilos, e mais. Confira as novidades deste lançamento e veja como instalar.

Cinnamon e um ambiente gráfico desenvolvida pela comunidade do Linux Mint e que é um fork do Gnome Shell, o gerenciador de arquivos Nautilus e o gerenciador de janelas Mutter, com o objetivo de fornecer ao ambiente clássico do estilo Gnome 2 suporte para elementos de interação bem-sucedidos do Gnome Shell.

Cinnamon é baseado nos componentes do Gnome, mas esses componentes são enviados como um fork periodicamente sincronizado que não está relacionado externamente ao Gnome.

Agora, a equipe do Linux Mint lançou o ambiente de desktop Cinnamon 5.8.

Novidades do Cinnamon 5.8

Cinnamon 5.8 lançado com gestos, modo escuro, estilos, e mais
Cinnamon 5.8 lançado com gestos, modo escuro, estilos, e mais

Existem vários novos recursos interessantes no Cinnamon 5.8 e um deles é o suporte ao XDG Desktop Portal para fornecer melhor compatibilidade para aplicativos Flatpak, bem como aplicativos GNOME/libadwaita. Isso possibilita que esses aplicativos façam capturas de tela.

Além disso, esse recurso traz uma configuração de modo escuro global para aplicativos que o suportam. Existem três opções para escolher, incluindo Preferir claro, Preferir escuro e Deixar que os aplicativos decidam.

Cinnamon 5.8 lançado com gestos, modo escuro, estilos, e mais
Cinnamon 5.8 lançado com gestos, modo escuro, estilos, e mais

Outro novo recurso incrível do Cinnamon 5.8 é o suporte para gestos em touchpads, telas sensíveis ao toque e tablets. Esses gestos podem ser usados para gerenciamento de janela, gerenciamento de espaço de trabalho, ladrilhos, bem como controles de mídia.

O Cinnamon 5.8 também apresenta um novo conceito chamado “estilos” para tornar seu ambiente de trabalho ótimo.

Para isso, cada estilo vem com três modos, ou seja, misto, escuro e claro, além de cores de destaque. No modo Misto, a maioria dos aplicativos é clara e alguns elementos da área de trabalho são escuros para criar contraste.

As dicas de ferramentas foram redesenhadas para serem mais consistentes em várias versões do GTK (GTK2, GTK3) e Cinnamon, e agora também usam cores de destaque.

As dicas de ferramenta no Cinnamon agora são maiores, mais arredondadas e com margens maiores. Eles também agora têm um pouco de espaço entre os applets para que não fiquem presos ao painel.

O mesmo vale para as notificações, que também usam cores de destaque e, sempre que possível, agora vão dar preferência a ícones simbólicos.

Devo mencionar o fato de que as opções de cores de destaque não aparecem no painel Temas em outras distribuições além do Linux Mint, mas você pode usar configurações avançadas para alterá-las.

O Nemo, o gerenciador de arquivos padrão do Cinnamon, recebeu suporte para miniaturas multiencadeadas.

Esta é uma melhoria de desempenho, pois o Nemo agora precisará de menos recursos de CPU ao gerar miniaturas, pois é capaz de gerar várias miniaturas em paralelo, em vez de gerar cada miniatura uma a uma. Com esse aprimoramento, suas pastas grandes serão abertas mais rapidamente.

Vários miniaplicativos do Cinnamon receberam melhorias, incluindo a lista de janelas agrupadas e os miniaplicativos de som.

Além disso, o miniaplicativo Menu agora pode ser redimensionado usando o ponteiro do mouse, vem com um novo botão nas configurações para permitir que você restaure seu tamanho original e permite editar o menu mais rapidamente por meio do menu de contexto do botão direito do mouse do miniaplicativo.

Para completar, o Cinnamon 5.8 adiciona atalhos de teclado para deformar o ponteiro do mouse entre monitores em configurações de vários monitores, adiciona a capacidade de colar a seleção atual com o clique do meio (ativado por padrão nas configurações do Mouse e Touchpad) e adiciona a capacidade de desative os avisos de bateria fraca para dispositivos conectados nas configurações de gerenciamento de energia.

O Cinnamon 5.8 também faz uso do subsistema vga_switcheroo Linux para descarregamento de GPU em laptops com gráficos híbridos e adiciona uma nova opção nas configurações Alt+Tab do Windows para deslocar o ponteiro do mouse para a janela recém-focada após a conclusão da ação Alt+Tab.

Sob o capô, o Cinnamon 5.8 vem com um CJS atualizado, o interpretador Cinnamon Javascript, que foi rebaseado no GJS 1.74 e faz uso do SpiderMonkey (libmozjs) 102. Isso deve dar ao Cinnamon um aumento de desempenho.

Como instalar ou atualizar

O Cinnamon 5.8 está disponível para download agora mesmo em sua página GitHub para fornecedores de sistema operacional Linux que desejam integrá-lo em sua próxima versão principal ou apenas fornecer a seus usuários a atualização mais recente.

Ou seja, para aqueles que estão interessados ​​em poder instalar esta nova versão do ambiente de área de trabalho, eles podem fazer isso por enquanto baixando seu código-fonte e compilando-o em seu sistema.

O Cinnamon 5.8 será o ambiente de desktop padrão do próximo lançamento da distribuição Linux Mint 21.2 “Victoria”, que será lançado ainda este mês.

Se você usa o Ubuntu, ou um derivado dele, veja como instalar a versão mais recente usando esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do ambiente Cinnamon no Ubuntu

o Cinnamon 5.8 já chegou aos repositórios estáveis do Arch Linux, para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
yay -S cinnamon

Enquanto para o Fedora, o pacote também em breve estará disponível para versões anteriores. Para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
sudo dnf install cinnamon

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.