Como ativar o suporte a AppImage no Ubuntu 23.04

Se você não consegue mais usar apps no formato AppImage no sistema da Canonical, veja como ativar o suporte a AppImage no Ubuntu 23.04.

Em versões anteriores do Ubuntu, você baixa um .appimage, marca-o como executável (com chmod +x, ou dando permissão para ser executado na caixa de diálogo Propriedades do gerenciador de arquivos) e, em seguida, clique duas vezes nele para abri-lo. Aparece o app, você usa, todo mundo fica feliz.

Infelizmente, no Ubuntu 23.04, você não pode fazer isso. E aqui vamos descobrir o que causou esse problema e como resolver isso.

Como ativar o suporte a AppImage no Ubuntu 23.04

Como ativar o suporte a AppImage no Ubuntu 23.04
Como ativar o suporte a AppImage no Ubuntu 23.04

Se você é um usuário ávido do AppImages e se pergunta por que eles não parecem funcionar no Ubuntu 23.04, vamos descobrir o que aconteceu.

A razão pela qual eles não funcionam não se deve a nenhum tipo de limitação imposta ideologicamente.

Infelizmente, o Ubuntu 23.04 usa uma versão mais recente do FUSE, a interface ‘Filesystem in User Space’ na qual o AppImages confia para fazer sua mágica (e a versão antiga não é mantida).

O Ubuntu 23.04 vem com o FUSE 3 especificamente, enquanto (a maioria) AppImages requer o clássico FUSE 2 para rodar.

Há discussões entre os desenvolvedores do AppImage e o pessoal da comunidade sobre como lidar com essa situação daqui para frente, que você pode estar interessado em ler.

De qualquer forma, de volta à tarefa: como fazer o AppImages funcionar no Ubuntu 23.04?

Bem a resposta é muito simples: Instale o FUSE 2.

Você não precisa adicionar PPAs ou fixar pacotes ou qualquer outra coisa, pois o pacote libfuse2 está no repositório Ubuntu Universe (que é, na maioria dos casos, ativado por padrão).

Você pode instalar o FUSE 2 ao lado do FUSE 3 sem (que eu saiba) nenhum conflito (não é o caso do FUSE 1, então não instale isso).

Abra uma nova janela do Terminal e execute este comando:
sudo apt install libfuse2

Pressione enter, digite sua senha para autenticar a instalação e pronto.

Agora, quando você clicar duas vezes em um AppImage, ele será executado conforme o esperado.

Uma série de aplicativos populares são distribuídos no formato AppImage, incluindo o editor de vídeo Kdenlive, o software de áudio Audacity e a ferramenta de flash USB BalenaEtcher.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.